Os coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança : estudo em dois agrupamentos de escolas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Ana Rita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8570-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8570-
Descrição: dc.descriptionO estudo que desenvolvemos parte do pressuposto de que a melhoria nas escolas advém de processos que envolvem mudança nas suas dinâmicas internas, mobilizando todos os atores da vida escolar (Fullan & Hargreaves, 2001; Lima, 2010). Neste sentido, investigamos o papel dos coordenadores de departamento curricular no fomento do trabalho colaborativo e da reflexividade, que constituem práticas que caracterizam as comunidades profissionais de aprendizagem, cujo foco fundamental é a melhoria das aprendizagens dos alunos (Bolívar, 2012; Stoll, 2010). Suportado do ponto de vista teórico nos conceitos de melhoria, comunidade profissional de aprendizagem e de liderança, bem como na nossa experiência profissional, assumiu-se uma metodologia de investigação com um design de estudo de caso com abordagem mista, cujas técnicas de recolha de dados são a entrevista individual às diretoras dos dois agrupamentos em estudo, o focus group com os respetivos coordenadores de departamento curricular, a análise documental e o questionário, que abrangeu 212 docentes. Foram selecionados dois agrupamentos de escolas do distrito de Setúbal com uma dimensão e composição semelhantes, mas apresentando populações escolares com caraterísticas sociais, económicas e culturais distintas. Os resultados permitem inferir que os dois agrupamentos se encontram em diferentes patamares: num, encontramos evidências de práticas de colaboração e de reflexão; no outro, características fortemente compatíveis com o conceito de comunidade profissional de aprendizagem tal como é definida na literatura. Divergem ainda nas formas de exercer a liderança, que condicionam a existência de uma cultura democrática e participativa.-
Descrição: dc.descriptionThe study we developed assumes that improvement in schools comes from processes that involve change in their internal dynamics, mobilizing all the actors of school life (Fullan & Hargreaves, 2001; Lima, 2010). So, we investigated the role of curricular department coordinators in fostering collaborative work and reflexivity, which constitute practices that characterize professional learning communities, whose fundamental focus is the improvement of students' learning (Bolivar, 2012; Stoll, 2010). Supported from the theoretical point of view in the concepts of improvement, professional learning community and leadership, as well as in our professional experience, the research methodology adopted is a case study design with mixed approach, whose techniques of data collection are the individual interview to the directors of the two school groupings under study, the focus group with the respective coordinators of the curricular department, the documentary analysis and the questionnaire which envolved 212 teachers. Two schools groupings from the district of Setúbal have been sellected. They have a similar dimension and composition but they have school populations with different social, economic and cultural characteristics. The results allow to infer that the two school groupings are at different levels: in one we have found evidences of collaboration and reflection practise; in the other, we have found characteristics strongly compatible with the concept of professional learning community as it is defined in literature. They also differ in the ways of exercising leadership, which condition the existence of a democratic and participatory culture.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação-
Palavras-chave: dc.subjectDepartamento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMudança-
Palavras-chave: dc.subjectLideranças intermédias-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectAgrupamento de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional learning community-
Palavras-chave: dc.subjectDepartment coordinator-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectIntermediate leaderships-
Palavras-chave: dc.subjectImprovement-
Palavras-chave: dc.subjectEducational change-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleOs coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança : estudo em dois agrupamentos de escolas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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