Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, Luísa | - |
Autor(es): dc.creator | Joaquim, Domingos Neto João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8568 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8568 | - |
Descrição: dc.description | O estudo que ora se apresenta, tem como tema “A Educação a Distância no Ensino Secundário e as Tecnologias: Estudo de caso de duas Escolas da Província de Sofala”. Sabe-se que algumas Escolas Secundárias do País – Moçambique - introduziram a Educação a Distância para dar resposta aos alunos que não conseguiram vagas para o ensino presencial e, no âmbito da educação inclusiva ou educação básica para todos, iniciou-se a educação a distância, em algumas escolas piloto. Nesta investigação, pretende-se: a) Avaliar como estão a ser usadas as tecnologias na implementação da Educação a Distância no Ensino Secundário nas duas Escolas da província de Sofala” e, mais especificamente, b) Verificar as ferramentas tecnológicas usadas na Educação a Distância do Ensino Secundário; c) Verificar o impacto da Educação a Distância e das Tecnologias em uso nas duas Escolas Secundárias da Província; d) Propôr o uso de uma Plataforma de ensino para a Educação à Distância do Ensino Secundário. Brito (2010) afirma, que são muitos os desafios que o país tem diante da implementação desta modalidade de ensino e cita – os na seguinte ordem: 1) o reduzido número de profissionais e técnicos com competências específicas em EaD de que o país dispõe; 2) a credibilidade da EaD, pelo facto de ainda estarem muito presentes os valores culturais do modelo tradicional presencial, em grande parte das instituições provedoras, particularmente de Ensino Superior; 3) o forte investimento financeiro inicial que exige a implementação de sistemas de EaD; 4) as fracas competências de “auto - estudo”, autonomia e leitura e extrema dependência do professor que caracteriza a maioria dos estudantes no país; 5) o acesso extremamente limitado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os seus elevados custos, as fracas competências no seu uso e até a inexistência de uma “cultura de tecnologias”, na grande maioria da população (Brito, 2010, p. 38). Para alcançar os objetivos referidos, foi usada uma metodologia mista que consistiu na aplicação de uma Entrevista de natureza qualitativa e dois Questionários (de tipo quantitativo). Também foi feita uma análise documental para aferir alguns aspetos ligados à legislação e ao processo organizacional da Educação à Distância no País. A investigação trouxe - nos resultados que mostram que na Província existem escolas onde está a decorrer a Educação a Distância. As nossas escolas não têm meios de Tecnologias de Informação e Comunicação, para praticarem o ensino e aprendizagem. O ensino a Distância está totalmente centrado no material impresso e sessões tutoriais ministradas de forma ainda tradicional de aulas presenciais. Em relação a formação dos professores e alunos em relação a TIC, estes o tem através das suas próprias formações ao longo do tempo estudantil. Não existe também uma atitude positiva em relação a uso das TIC no âmbito pedagógico. | - |
Descrição: dc.description | The study presented here has as its theme: Distance Education in Secondary Education and Technologies: A case study of two schools in Sofala Province. It is known that some Secondary Schools of the Country - Mozambique - introduced Distance Education to respond to students who did not obtain vacancies for face-to-face teaching and, in the scope of inclusive education or basic education for all, began the distance education , in some pilot schools. In this research, it is intended to evaluate how technologies are being used in the implementation of Distance Education in Secondary Education in the two Schools of the province of Sofala and, more specifically, Verify the technological tools used in Distance Education of Secondary Education; To verify the impact of Distance Education and Technologies in use in the two Secondary Schools of the Province; To propose the use of an Education Platform for Distance Education in Secondary Education. Brito (2010) states that there are many challenges facing the implementation of this type of education, and cites them in the following order: the limited number of professionals and technicians with specific competences in EaD available to the country; 2) the credibility of EaD, due to the fact that the cultural values of the traditional presential model are still very much present, in a large part of the provider institutions, particularly Higher Education; 3) the strong initial financial investment required to implement EAD systems; 4) the weak skills of "self - study", autonomy and reading and extreme dependence of the teacher that characterizes the majority of the students in the country; 5) extremely limited access to Information and Communication Technologies (ICTs), their high costs, weak skills in their use and even the lack of a "technology culture" in the vast majority of the population (Brito, 2010, p. 38). To reach the mentioned objectives, a mixed methodology was used, which consisted in the application of an Interview of qualitative nature and two Questionnaire (of quantitative type). A documentary analysis was also made to gauge some aspects related to the legislation and the organizational process of Distance Education in the Country. The research yields results that show that in the Province there are schools where Distance Education is taking place in the distance modality . Our schools have no means of Information and Communication Technologies, to attend teaching and learning. Distance learning and totally focused on the printed material and tutorial sessions taught in a traditional way of face-to-face classes. Regarding the training of teachers and students in relation to ICT, they have it through their own formations throughout the student time and do not have a positive attitude regarding the use of ICT in the pedagogical scope. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | A educação a distância no ensino secundário e as tecnologias : estudo de caso de duas escolas secundárias da Província de Sofala | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: