Microbloguing e presença social no ensino aberto, a distância e em rede : estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorRamalheiro, Maria João da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8526-
Descrição: dc.descriptionHá atualmente uma grande variedade de formas e ferramentas de comunicação e publicação online, que construiu e alimenta o que tem sido chamado, entre outras designações, de Web social. Muitas dessas formas de comunicação requerem um investimento considerável de tempo e atenção, tanto em termos de preparação e produção do que é publicado e partilhado, bem como a respeito da interação (leitura, visualização de digitalização) do que é partilhado por outros utilizadores. O Twitter lançou uma nova forma de publicar e comunicar online através de mensagens curtas (140 caracteres), agora conhecido como microbloguing. Desde então, outras formas "curtas" de publicar e compartilhar conteúdo têm aparecido, como Pinterest, Vine (6 segundos) ou vídeos Tumblr. A vantagem que estas ferramentas ou serviços fornecem tem a ver, por um lado, com o relativo baixo investimento de tempo e de esforço em termos de produção e de publicação, por outro lado, com a sua boa integração nas plataformas móveis (smartphones e tablets). Em termos de aprendizagem, estas formas de interagir potenciam a criação de conteúdo, contribuem para o desenvolvimento de um PLE (Personal Learning Environment) e, enquanto ferramenta de comunicação, potenciam a presença social. Muitos estudos já demonstraram a importância da presença social para aumentar a aprendizagem efetiva nos contextos de ensino a distância. Esta dissertação tem como objetivo apresentar e discutir um estudo de caso sobre a integração pedagógica do microbloguing em cursos online abertos e massivos (MOOC)como potenciador da presença social e interação neste tipo de cursos. Enquadrado pelo modelo pedagógico português para MOOCs – iMOOC- e o modelo europeu sMOOC, estudámos a integração do uso do microbloguing nas atividades como uma ferramenta de comunicação entre os facilitadores e os participantes, dando espaço para a socialização e crescimento da comunidade de aprendizagem. A análise centrou-se na primeira semana dos MOOCs (BootCamp).-
Descrição: dc.descriptionThere is currently a wide variety of modalities and communication tools and online publishing, which builts and feeds what has been called, among other terms, the social web. Many of these forms of communication require a considerable investment of time and attention, both in terms of preparation and production of what is published and shared, as well as about the interaction (reading, scanning display) with what is shared by others users. Twitter launched a new way of publishing and communicating online through short messages (140 characters), now known as microblogging. Since then, other "short" forms to publish and share content have appeared, such as Pinterest, Vine (6 seconds) videos or Tumblr. The advantage provides by these tools or service derives from, on the one hand, the relatively low investment of time and effort in terms of production and publishing, and, on the other hand, from the the good integration in mobile platforms (smartphones and tablets). In terms of learning, these ways of interacting potentiate the content creation, contribute to the development of a PLE (Personal Learning environment) and, as a communication tool, to enhance the social presence. Many studies have shown the importance of social presence to increase effective learning. This dissertation aims to present and discuss a case study regarding the pedagogical integration in Massive Open Online Courses (MOOC) of Microblogging as a booster of social presence and interaction in these type of courses. Within the model and pedagogical approach to the implementation of a MOOC, the use of microblogging played an important role. During the week of familiarization, a microblogging tool was used as a communication tool between the facilitators and participants, and the participants themselves, making room for socializing and growth of a learning community.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em rede-
Palavras-chave: dc.subjectMicrobloguing-
Palavras-chave: dc.subjectMOOCs-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPresença social-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media-
Palavras-chave: dc.subjectMicroblogging-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectSocial presence-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleMicrobloguing e presença social no ensino aberto, a distância e em rede : estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.