Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Vanessa Matos dos-
Autor(es): dc.creatorRomero, Cristina Sánchez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8499-
Descrição: dc.descriptionComo os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionHow can online forums be strategic spaces for the development of collaborative learning skills? The present study started from this questioning and focused on the interaction of Portuguese and Spanish students in online discussion forums in subjects related to Education and offered by the Open University (UAb) of Portugal and the National University of Distance Education (UNED) of Spain. Interaction data were collected and analyzed qualitatively in function of different didactic strategies developed by the teachers. The results revealed different strategic approaches that can be used in online forums such as the diversification of the types of questions proposed and the activities requested, involving several formats of interaction and participation in these learning spaces.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS10-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFórum on-line-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectOnline forum-
Palavras-chave: dc.subjectCollaboration-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative learning-
Título: dc.titleEstratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.