A biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorMatias, Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:16:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:16:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8426-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos temos assistido a múltiplas iniciativas institucionais no sentido de promover a modernização das escolas do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) e a mudança e inovação nas práticas pedagógicas dos professores. Neste contexto, importa olhar para o papel das bibliotecas escolares (BE). De facto, desde a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, e sobretudo já no presente século, tem-se verificado que vários projetos orientados para a inovação nas escolas têm tido a BE como um parceiro relevante. São exemplo desta situação programas nacionais como o Plano Nacional de Leitura (PNL), o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) e o Plano Tecnológico de Educação (PTE). Simultaneamente, as escolas do 1.º CEB passaram por diferentes formas de organização (agrupamentos horizontais, verticais e mega-agrupamentos) que inevitavelmente influenciaram as dinâmicas da BE nessas escolas. Nesta investigação pretendeu-se analisar as relações entre essa estrutura pedagógica e os programas referidos, a partir de dois agrupamentos de escolas (AE) na região do Algarve. Examinou-se também o efeito das reorganizações estruturais que as escolas do 1.º CEB desses AE enfrentaram no que se refere ao trabalho da BE. Esta análise foi articulada com a verificação da visibilidade da BE em 91 relatórios de avaliação interna e externa dos AE do distrito de Faro, respeitantes a seis anos letivos. A pesquisa empírica recorreu a entrevistas aos diretores, professores adjuntos da direção responsáveis pelo 1.º CEB; à aplicação de um inquérito por questionário aos professores do 1.º CEB e à análise documental. O estudo evidencia que o PNL foi incorporado pela BE de modo significativo e o PNEP, a reorganização escolar e o PTE de forma menos notória. Mostra, ainda, que a BE é referida na avaliação interna e externa como uma valência pedagógica e não apenas como mero espaço físico.-
Descrição: dc.descriptionIn recent years we have seen multiple institutional initiatives to promote the modernization of primary schools and the change and innovation in teachers' pedagogical practices. In this context, it is important to look at the role of school libraries (SL). In fact, since the creation of the School Library Network, and especially in the present century, it has been verified that several innovation-oriented projects in schools have had the School Library as a relevant partner. National programs such as the National Reading Plan, the National Plan for Teaching Portuguese Language and the Technological Plan of Education are examples of this situation. At the same time, primary schools went through different forms of organization (horizontal, vertical and mega groupings) that inevitably influenced the dynamics of School Libraries in these schools. This research aimed to analyze the relationships between the School Library as a pedagogical structure and the referred programs, from two groupings of schools in the Algarve region. It also examined the effect of the structural reorganizations that the 1 st cycle basic schools of these school groupings have faced in relation to School Libraries's work. This analysis was articulated with the verification of the visibility of SL in 91 reports of internal and external evaluation of the group of schools of the district of Faro. The empirical research used interviews with the directors, assistant professors of the direction responsible for the 1st cycle basic schools; the application of a questionnaire survey to primary school teachers and document analysis. The study shows that National Reading Plan was significantly incorporated by SLs and the National Plan for Teaching Portuguese Language and the Technological Plan of Education, and school reorganization in a less noticeable way. It also shows that the SL is referred to in internal and external evaluation as a pedagogical valence and not just as mere physical space.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subject1º ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional de Leitura-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional de Ensino do Português-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Tecnológico de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educativas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação interna-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação externa-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subject1st cycle basic education-
Palavras-chave: dc.subjectNational Reading Plan-
Palavras-chave: dc.subjectNational Plan for Teaching Portuguese Language-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological Plan of Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher librarian leadership-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment of school libraries-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Palavras-chave: dc.subjectODS::17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos-
Título: dc.titleA biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudança-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.