Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alves, Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Maria José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:16:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:16:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8329 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo pretendemos problematizar as especificidades do ensino das Ciências Sociais online, no que respeita aos seus conteúdos. Uma das características do ensino online é a possibilidade deste chegar a populações muito dispersas no globo, de origens culturais muito diversificadas - que constitui, sem dúvida, uma enorme riqueza e nos coloca perante potencialidades e desafios que é necessário analisar. Essa diversidade cultural e dispersão geográfica introduzem a necessidade de contemplar nos objetivos e competências a promover, bem como na decisão de que conteúdos considerar, a variabilidade espacial dos fenómenos. Tomando como exemplo a UC de Socio-antropologia da saúde, integrada no primeiro ciclo do plano de estudos em Ciências Sociais da Universidade Aberta, procuramos problematizar os limites das teorias sociológicas ocidentais construídos na base do estudo e observação das sociedades ocidentais na abordagem de outras culturas, refletindo, desta forma, a necessidade de adequar conteúdos a estes contextos e a estas diversidades culturais. Nesta necessidade de ‘adequação’ e validade cultural do conhecimento alvo de análise nesta UC, equaciona-se a necessidade de um investimento especial na investigação intercultural em torno dos diversos conteúdos programáticos e na validação do conhecimento aos contextos territorializados. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. CEMRI | - |
Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10400.2/2196 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Título: dc.title | O impacto da diversidade cultural no ensino online: desafios à investigação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: