O impacto da diversidade cultural no ensino online: desafios à investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlves, Fátima-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Maria José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:16:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:16:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8329-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo pretendemos problematizar as especificidades do ensino das Ciências Sociais online, no que respeita aos seus conteúdos. Uma das características do ensino online é a possibilidade deste chegar a populações muito dispersas no globo, de origens culturais muito diversificadas - que constitui, sem dúvida, uma enorme riqueza e nos coloca perante potencialidades e desafios que é necessário analisar. Essa diversidade cultural e dispersão geográfica introduzem a necessidade de contemplar nos objetivos e competências a promover, bem como na decisão de que conteúdos considerar, a variabilidade espacial dos fenómenos. Tomando como exemplo a UC de Socio-antropologia da saúde, integrada no primeiro ciclo do plano de estudos em Ciências Sociais da Universidade Aberta, procuramos problematizar os limites das teorias sociológicas ocidentais construídos na base do estudo e observação das sociedades ocidentais na abordagem de outras culturas, refletindo, desta forma, a necessidade de adequar conteúdos a estes contextos e a estas diversidades culturais. Nesta necessidade de ‘adequação’ e validade cultural do conhecimento alvo de análise nesta UC, equaciona-se a necessidade de um investimento especial na investigação intercultural em torno dos diversos conteúdos programáticos e na validação do conhecimento aos contextos territorializados.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. CEMRI-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/2196-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleO impacto da diversidade cultural no ensino online: desafios à investigação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.