A aplicação do Balanced Scorecard no Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau - INSS - concretamente no departamento do Serviço Financeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, António Eduardo-
Autor(es): dc.contributorJacquinet, Marc-
Autor(es): dc.creatorBá, Mamadu Udi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:16:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:16:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8261-
Descrição: dc.descriptionNo contexto em que se debate em todo o mundo a viabilidade financeira no futuro das Instituições da Segurança Social, sobretudo devido à enorme pressão gerada pela relação inversa entre o crescente número de beneficiários e de solicitações e decrescente número de contribuintes para o sistema, que surge como consequência de variadíssimas razões, desde logo se destacam: Económico- Financeiras, Demográficas e Sanitárias; tornando-se fundamental conceber modelos de gestão eficientes e eficazes dos seus ativos. Neste sentido, para o controlo desta tendência, é necessário desenvolver e implementar instrumentos adaptados de gestão, isto é, de avaliação do desempenho e de gestão estratégica. Portanto, pretende-se neste estudo de caso, estudar a possibilidade de implementação do Balanced Scorecard no INSS, concretamente nos Serviços Financeiros. Porém, se conseguiu adatar os princípios e objectivos do modelo BSC as especificidades e o contexto do Serviço Financeiro do INSS e assim tornar fácil medir os seus resultados e reforçar a compreensão da estratégia por todos os colaboradores devido à comunicação que a sua operacionalização exige. Por outro lado, a resistência a mudança, o receio, a pressão e a exposição pública do trabalho realizado próprios de qualquer modelo de avaliação constituem factores de possíveis bloqueios e obstáculos à salientar. Para os colaboradores, contribuintes e beneficiários conclui-se necessário elaborar regularmente questionários específicos para o efeito de recolha de dados visando aferir a sua satisfação e proceder os ajustamentos inerentes. Entretanto, trata-se de uma ferramenta de gestão que pode ajudar o gestor do instituto a melhorar o desempenho dos respetivos serviços através de elaboração de indicadores de acompanhamento e concretização dos objetivos fixados seguidos de determinação de metas e iniciativas estratégicas que permitam cumprir a missão da organização.-
Descrição: dc.descriptionIn the context in which debate worldwide financial future viability of Social Security institutions, mainly due to enormous pressure generated by the inverse relationship between the growing number of beneficiaries and requests and decreasing number of contributors to the system that emerges as consequence of various reasons immediately stand out: economic – financial, demographic and sanitary, design models efficient and effective management of its assets is critical. In this sense, to control this trend is necessary to develop and implemente tailored management tools, ie, performance evaluation and strategic management. So if you want this case study, explore the possibility of implementing the Balanced Scorecard in the INSS particularly in financial services. However, if the principles and objectives of the BSC model were adhered to, the specificities and the context of the INSS Financial Service were made, thus making it easy to measure its results and reinforce the understanding of the strategy by all employees due to the communication that their operation requires. On the other hand, resistance to change, fear, pressure and public exposure of the work performed by any model of evaluation are factors of possible blockages and obstacles to be highlighted. For employees, taxpayers and beneficiaries, it is necessary to regularly prepare specific questionnaires for the purpose of collecting data in order to assess their satisfaction and make the necessary adjustments. However, it is a managiment tool that can assist the Manager of the Institute to improve the performance of their services through the development of goals and strategic iniciatives that will meet the organizations mission.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Nacional de Segurança Social-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectGestão estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectServiços financeiros-
Palavras-chave: dc.subjectÍndicadores de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectBalanced Scorecard-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação do desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectCausa e efeito-
Palavras-chave: dc.subjectGuiné-Bissau-
Palavras-chave: dc.subjectSocial security-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
Título: dc.titleA aplicação do Balanced Scorecard no Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau - INSS - concretamente no departamento do Serviço Financeiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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