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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Sequeira, Rosa Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:15:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:15:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/8136 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8136 | - |
Descrição: dc.description | O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa, documento que atualmente orienta o ensino aprendizagem das línguas no espaço europeu, menciona a competência plurilingue e pluricultural como princípio organizador dos curricula de línguas. A ênfase na competência plurilingue e pluricultural, complexa e compósita, pressupõe que um melhor conhecimento de diferentes línguas e culturas contribui para o respeito mútuo e melhor comunicação numa Europa de identidades e culturas múltiplas. Neste contexto, embora se reconheça que “as literaturas nacionais e regionais dão um contributo da maior importância para a herança cultural europeia” e que elas são “um recurso comum e precioso a ser protegido e desenvolvido” (op. cit: 89), acabam por prevalecer no documento os descritores de competências comunicativas que, de pendor mais educativo ou mais linguístico, são sobretudo pragmáticos e funcionais numa abordagem que explicitamente pretende ser “orientada para a ação” (op. cit.: 29). Acresce que, assumindo um programa sociopolítico que pretende potenciar o intercâmbio de pessoas num contexto pan-europeu e a comunicação entre os cidadãos europeus para lá de fronteiras linguísticas e culturais, as novas tecnologias da informação e comunicação são encaradas como um fator a não depreciar. O meu ensaio pretende demonstrar as virtualidades do texto literário para a promoção da competência plurilingue e pluricultural, ao mesmo tempo que considera alguns obstáculos estruturais e conceptuais no ensino da literatura em língua estrangeira, abordando a análise de práticas e fazendo sugestões metodológicas, não ignorando as novas possibilidades que as TIC vieram proporcionar. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Coimbra | - |
Relação: dc.relation | https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/1983/2041 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas estrangeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência intercultural | - |
Título: dc.title | A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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