A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural

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Autor(es): dc.creatorSequeira, Rosa Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8136-
Descrição: dc.descriptionO Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa, documento que atualmente orienta o ensino aprendizagem das línguas no espaço europeu, menciona a competência plurilingue e pluricultural como princípio organizador dos curricula de línguas. A ênfase na competência plurilingue e pluricultural, complexa e compósita, pressupõe que um melhor conhecimento de diferentes línguas e culturas contribui para o respeito mútuo e melhor comunicação numa Europa de identidades e culturas múltiplas. Neste contexto, embora se reconheça que “as literaturas nacionais e regionais dão um contributo da maior importância para a herança cultural europeia” e que elas são “um recurso comum e precioso a ser protegido e desenvolvido” (op. cit: 89), acabam por prevalecer no documento os descritores de competências comunicativas que, de pendor mais educativo ou mais linguístico, são sobretudo pragmáticos e funcionais numa abordagem que explicitamente pretende ser “orientada para a ação” (op. cit.: 29). Acresce que, assumindo um programa sociopolítico que pretende potenciar o intercâmbio de pessoas num contexto pan-europeu e a comunicação entre os cidadãos europeus para lá de fronteiras linguísticas e culturais, as novas tecnologias da informação e comunicação são encaradas como um fator a não depreciar. O meu ensaio pretende demonstrar as virtualidades do texto literário para a promoção da competência plurilingue e pluricultural, ao mesmo tempo que considera alguns obstáculos estruturais e conceptuais no ensino da literatura em língua estrangeira, abordando a análise de práticas e fazendo sugestões metodológicas, não ignorando as novas possibilidades que as TIC vieram proporcionar.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Coimbra-
Relação: dc.relationhttps://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/1983/2041-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas estrangeiras-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência intercultural-
Título: dc.titleA literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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