Expetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Maria Antónia-
Autor(es): dc.creatorMartins, Tânia Nicola dos Reis Canuto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8077-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação incide sobre um trabalho de fim de tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se as expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o En-sino Primário num Colégio da cidade do Lubango, na província da Huila, em Angola. A dissertação foi estruturada em duas partes, na primeira parte efetuou-se o enqua-dramento teórico com base em documentos, textos e livros publicados; a segunda parte constitui a parte empírica, com a metodologia, apresentação, analise e comentário de da-dos e finalmente as conclusões. A metodologia delineada para este trabalho foi o método de investigação quantita-tivo. Esta dissertação apresenta como pergunta de partida: “Quais são às expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o Ensino Primário num co-légio em Angola em relação à organização a escolar? Queríamos compreender como é que a instituição responde às diferentes necessidades dos alunos e dos seus encarregados de educação. Como técnica de recolha dos dados recorreu-se a questionários, dos quais fizemos posteriormente a sua análise, de forma a tentar perceber o que os pais esperam do colégio e dar resposta às necessidades concretas dos alunos. Questionou-se o grau de satisfação e insatisfação dos Pais e Encarregados de Edu-cação em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos em múltiplos aspetos. A análise dos dados permitiu concluir que apesar de existirem aspetos que os satisfazem existem outros que os preocupam, e em alguns aspetos as respostas são pouco claras. Com estes resultados sugere-se que, o órgão de gestão escolar do topo, na figura do Diretor, desenvolva ações que garantam o desenvolvimento da escola, com vista à quali-dade do sucesso educativo dos alunos que a frequentam, elevando o grau de satisfação dos encarregados de educação.-
Descrição: dc.descriptionThe present research is related to work of the final part of the Master's degree stud-ies in Administration and Educational Management at the Open University of Portugal. The expectations of parents and guardians of primary school pupils at a college in the city of Lubango, Huíla province, Angola were analysed. The dissertation is structured in two parts. In the first part, the theoretical framework is based on published documents, texts and books, whereas the second part is empirical in nature, and deals with the methodology, presentation, analysis and comments on the data, as well as the presentation of conclusions. The method chosen for this work was quantitative research. The starting question for the dissertation was: "What are the expectations of parents and guardians of pupils attending primary school at a college in Angola in relation to school organization? We wanted to understand how the institution responded to the different needs of students and their guardians. As a data collection technique we used questionnaires, which we later analysed to try to understand what parents expect from the school, and to respond to the concrete needs of the students. The degree of satisfaction and dissatisfaction on the part of parents and guardians related to the teaching and learning process of their students in multiple aspects was ques-tioned. The analysis of the data led to the conclusion that although there are aspects that satisfy respondents, others were points of concern, and in some aspects the answers were unclear. The results suggest that the most senior managerial position in the school, the head-master, devise actions that ensure the development of the school in terms of the quality of pupils’ educational success, and consequently increase the degree of satisfaction of those responsible for their education.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino privado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino primário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRelações escola-família-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectSchool organization-
Palavras-chave: dc.subjectPrivate education in Angola-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-family relationship-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Título: dc.titleExpetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em Angola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.