Visualização de opiniões online de hotéis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorAndré, Tiago da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8029-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8029-
Descrição: dc.descriptionUm dos claros benefícios da visualização da informação é poder ajudar as pessoas a ver tendências e anomalias em dados, que podem ser particularmente valiosas em tempo real. Técnicas visuais, como os mapas de calor e grafos, ajudam a revelar padrões contidos em dados homogéneos. Estas técnicas eram “virtualmente” desconhecidas há 10 anos, mas nos dias de hoje têm uma grande aplicação prática, pois auxiliam significativamente na visualização de dados disponíveis em sítios públicos na Web a aplicações avançadas para suporte a negociação. Os sítios web que disponibilizam comentários sobre um produto ou um serviço têm atraído a atenção de milhões de pessoas por todo o mundo. O TripAdvisor é disto um exemplo, recebe mais de 60 milhões de visitantes únicos mensais e mais de 75 milhões de comentários e opiniões (TripAdvisor, 2012). Além disso, os comentários on-line estão disponíveis numa variedade de domínios, como por exemplo na restauração (por exemplo zagat.com e opentable.com), na comercialização de vinhos (adegga.com) e cruzeiros (cruisecritic.com). Apesar de oferecerem alguma visualização, sobre a informação que disponibilizam, este aspeto necessita de ser melhor explorado. Algumas das questões em aberto são: Como representar visualmente opiniões online para apoiar uma melhor tomada de decisão? Quais são as técnicas de visualização de informação mais adequadas para representar o conhecimento nas avaliações online? Que tipos de gráficos devem ser utilizados para representar o conhecimento (informação integrada) em comentários online? Se considerarmos que os potenciais utilizadores finais podem ser não só o público em geral, mas também gestores de negócios, haverá alguma diferença cognitiva visual que justifique a utilização de técnicas visuais diferentes? Em última análise, a própria variedade do perfil de amostra de utilizadores (idade, género, nacionalidade, etc.) poderá implicar nessa diferença? O cenário apresentado, onde foi identificada a necessidade de melhorar a visualização dos dados resultantes das opiniões online disponíveis nos websites, é a motivação para a proposta deste trabalho. De uma forma mais abrangente, pretende-se conhecer melhor o modelo cognitivo visual dos potenciais utilizadores desses websites e propor uma ou mais novas formas de representação visual que permitam o mapeamento visual desses dados e uma mais fácil análise. De uma forma mais específica, este trabalho pretende focar o domínio das opiniões online do sector hoteleiro, tendo especial atenção no enfoque diferenciado a ser considerado para uma visão de gestor e de público em geral sobre a informação.-
Descrição: dc.descriptionOne of the most obvious benefits of visualization is helping people see trends and anomalies in data, which can be particularly valuable in real-time environments. Visual techniques such as heat maps and tree maps, which help reveal patterns in homogenous data, were virtually unknown 10 years ago, but are used today in many places ranging from public Web sites to advanced trading applications. Online reviews, e.g. review about a product or a service, is pervasive on the web and the richness of this data have attracted attention from millions of people around the world. For example, TripAdvisor receives more than 60 million unique monthly visitors, and over 75 million reviews and opinions (TripAdvisor, 2012) - and the pace is accelerating. Moreover, online reviews are available in a range of domains such as restaurants (e.g. zagat.com and opentable.com), wines (e.g. adegga.com) and cruisers (e.g. cruisecritic.com) which needs to be better explored, mainly in the visualization aspect. Some of the open questions are: How to visually represent online reviews to support better decision making? Which are the more adequate/suitable information visualization techniques to represent the knowledge in online reviews? What kinds of graphics should be used to represent the knowledge (integrated information) in online reviews? Are both textual and graphical visualizations useful for customers and managers? The goal of this work is to have a better knowledge of the multilingual online business reviewers’ visual and cognitive model. The domain of the reviews will be the hotel sector.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVisualização de informação-
Palavras-chave: dc.subjectPáginas Web-
Palavras-chave: dc.subjectSondagens à opinião pública-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria hoteleira-
Palavras-chave: dc.subjectConceção de software-
Palavras-chave: dc.subjectPlataformas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectData visualization-
Palavras-chave: dc.subjectData viz-
Palavras-chave: dc.subjectOnline feedback visualization-
Palavras-chave: dc.subjectHotels feeedback visualization-
Título: dc.titleVisualização de opiniões online de hotéis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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