Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Cristina Pereira-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorRomera, Liana Abraão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8017-
Descrição: dc.descriptionEste artigo procura mostrar, passo a passo, o desenho de uma Pós-graduação em Estudos Juvenis, ministrada no contexto da Educação a Distância (EaD), com recurso a uma plataforma de eLearning, que tem como objetivo especializar públicos estratégicos, com formação superior, com responsabilidade nos domínios da juventude. A partir deste contexto, o quadro teórico mobilizado assenta na desconstrução de pressupostos relativos a um entendimento universal e uniforme da noção de juventude, pensada como uma unidade social. Neste sentido, procuramos abolir o mito de juventude pensada como uma categoria com condutas homogéneas e centramos toda a nossa sustentação teórica na ideia de juventude socialmente manipulada e manipulável. Ao longo do desenho da Pós-graduação em Estudos Juvenis apresentamos os princípios pedagógicos orientadores, procurando dar enfase à perspetiva interdisciplinar e interdepartamental, envolvendo efetivamente áreas científicas e pedagógicas de dois departamentos da Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Neste sentido, é dada especial importância à necessidade de especialização de públicos estratégicos, com formação superior e com responsabilidade nos domínios da juventude, encarando esta pós-graduação como um desafio de aproximação e de referência expressa à responsabilidade social da academia com a sociedade civil.-
Descrição: dc.descriptionThis paper shows, step by step, the design of a postgraduate course in Youth Studies, taught in the context of Distance Education, using an eLearning platform, aiming to specialize strategic publics, with degree, with responsibility in the youth field. From this context, the mobilized theoretical framework is based on the deconstruction of assumptions regarding a universal and uniform understanding of the notion of youth, thought as a social unit. In this sense, we seek to abolish the myth of youth conceived as a category with homogenous behaviours and focus all our theoretical support on the idea of youth socially manipulated and manipulable. Throughout the design of the Graduate Studies in Youth we present the guiding pedagogical principles, trying to emphasize the interdisciplinary and interdepartmental perspective, effectively involving scientific and pedagogical areas of two departments of the Portuguese Open University - Department of Social Sciences and Management (DCSG) and of the Department of Learning and Distance Education (DEED). In this sense, special emphasis is placed on the need for specialization of strategic audiences, with a degree and responsibility in the youth field, considering this post-graduation as a challenge to approach and express reference to the social responsibility of academia and civil society.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1030&path%5B%5D=851-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos juvenis-
Palavras-chave: dc.subjectPós-Graduação em eLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCurso científico-profissioanl-
Palavras-chave: dc.subjectYouth studies-
Palavras-chave: dc.subjectPostgraduate course in eLearning-
Palavras-chave: dc.subjectScientific-Professional Course-
Título: dc.titleEstudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.