As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.creatorClamote, Paula Cristina Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/8012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/8012-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal deste trabalho é caraterizar, analisar e identificar como o agrupamento de escolas do Carregado dá resposta em termos de inclusão à diversidade escolar de alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE). Como principal base teórica de partida para o enquadramento do estudo faz-se utilização da Declaração de Salamanca e da legislação dedicada a esta área, nomeadamente o decreto-lei 3/2008 de 7 de janeiro. Enquadra-se a problemática das NEE partindo da noção de diversidade, da evolução do conceito de diferenciação pedagógica, bem como de educar para a diferença e para a inclusão e por fim elencar o conceito de escola inclusiva. Inicialmente efetua-se uma análise documental dos normativos do agrupamento, seguida de um enquadramento teórico e posteriormente procede-se a um estudo de caso, utilizando um método de recolha de dados misto, entrevistas e questionários aplicados a vários elementos da comunidade educativa que estão diretamente relacionados com alunos com NEE. Neste estudo de caso pretende-se: caracterizar a população escolar com NEE, identificar quais os recursos de que o agrupamento dispõe para dar resposta em termos de inclusão aos alunos com NEE, caracterizar as atividades e iniciativas tomadas pelo agrupamento para corresponder, em termos de inclusão, aos alunos com NEE, levantar as necessidades sentidas pela comunidade educativa para aprofundar a inclusão dos alunos com NEE, identificar dificuldades e limitações do agrupamento de escolas no que diz respeito à promoção da inclusão dos alunos com NEE. Por fim, pretende-se efetuar uma síntese, elaborando sobre a eventual distância entre as bases teóricas e a realidade concreta do agrupamento, no que à inclusão, diversidade pedagógica e efeitos das lideranças diz respeito, bem como elencar eventual trabalho futuro.-
Descrição: dc.descriptionThe Dynamics of the School in The Promotion of Inclusion – Case study in the Agrupamento de Escolas do Carregado, Lisbon, Portugal The main objective of this work is to characterize, analyze and identify how the Agrupamento de Escolas do Carregado (AEC school) responds in terms of inclusion to the school diversity of students with Special Educational Needs (SENs). As main theoretical background for the study it is made use of the Declaration of Salamanca and the legislation dedicated to this area, namely the decree-law 3/2008 of January 7. It is intended to characterize and analyse the problem of SENs, starting from the notion of diversity, the evolution of the concept of pedagogical differentiation, as well as to educating for the difference and for the inclusion. Finally, it is intended to emphasize the concept of inclusive school. Initially a review of the internal norms and rules of the AEC school is carried out followed by a theoretical review. Then a case study is carried out, using a method of mixed data collection, interviews and questionnaires, applied to several elements of the educational community that are directly related to students with SEN. This case study intends to: characterize the school population with SEN, identify the resources that AEC school has to respond in terms of inclusion to the students with SEN, characterize the activities and initiatives taken by the group to respond in terms of inclusion to the students with SEN, to raise the needs felt by the educational community to deepen the inclusion of the students with SENs, to identify difficulties and limitations of the AEC school with respect to the promotion of the inclusion of the students with SEN.Finally, it is intended to make a synthesis elaborating on the possible distance between the theoretical background and the reality of the AEC school, as far as the inclusion, pedagogical diversity and effects of the leaderships is concerned. This work finishes with a conclusions and listing of future work.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educativas especiais-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenciação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectAgrupamento de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectCarregado-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical differentiation-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial educational needs-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion Leadership-
Título: dc.titleAs dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.