A importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores: estudo num Liceu de Cabo Verde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorN'Ghabo, Jorge Bleban-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7960-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação consiste numa procura de repostas para as perguntas que se colocam no âmbito do tema. “A importância da Supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores”. Um tema muito importante porque quanto melhor entendimento possuírem os professores sobre o papel da supervisão e dos supervisores melhor será o seu relacionamento com o supervisor em benefício da educação e do processo de ensino e aprendizagem, dos alunos e da Educação em geral. O estudo pretendeu descobrir os conhecimentos que os professores têm sobre a importância da supervisão na sua formação contínua e no seu desenvolvimento pessoal e profissional e também desmistificar a ideia que se tem do supervisor e das suas funções. O estudo decorreu no Liceu Amílcar Cabral e foi realizado por meio de um questionário aplicado a alguns professores do referido Liceu. Os resultados obtidos permitiram chegar a conclusão de que os professores têm uma noção clara do que é a supervisão pedagógica e da sua importância na sua formação e no seu desenvolvimento pessoal e profissional mesmo sendo um termo recente no nosso convívio.-
Descrição: dc.descriptionLe but de cette dissertation est la recherche des réponses aux questions qui se posent sur le sujet en étude. « L’importance de la Supervision pédagogique sur le développement professionnel des professeurs. » Un thème très important car plus les professeurs comprendront le rôle de la supervision pédagogique et du superviseur, mieux sera leur relation avec celui-ci dans l’intérêt de l’éducation, du processus de l’enseignement et de l’apprentissage, celui des élèves et l’Education en général. L’étude a prétendu découvrir les connaissances dont les professeurs sont munis sur l’importance de la supervision dans leur développement personnel et professionnel, ainsi que démystifier l’idée conçue sur le superviseur et de ses fonctions. L’étude a eu lieu au Lycée Amílcar Cabral et réalisée à l’aide d’un questionnaire appliqué à quelques professeurs du même Lycée. Les résultats obtenus ont permis de conclure que les professeurs répondants aux questions ont une notion bien claire de la supervision pédagogique et de son importance sur leur développement personnel et professionnel même étant un terme récent dans notre milieu.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação contínua-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectCabo Verde-
Palavras-chave: dc.subjectSupervision-
Palavras-chave: dc.subjectDéveloppement professionnel-
Palavras-chave: dc.subjectEnseigner à enseigner-
Palavras-chave: dc.subjectProfesseur-
Palavras-chave: dc.subjectSuperviseur-
Título: dc.titleA importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores: estudo num Liceu de Cabo Verde-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.