Projeto Saboreia a tua Terra : estudo pós-facto de uma investigação-ação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBento, Avelino-
Autor(es): dc.creatorFilipe, Isabel Maria da Silva Esteves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7898-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo de investigação que aqui é apresentado leva-nos à descoberta e conhecimento do Património Cultural do concelho de Mafra. A problemática e objeto de estudo da pesquisa centram-se na compreensão da razão do Património Cultural do concelho de Mafra não ser mais conhecido, ou pelo menos não ser do interesse da comunidade, após a realização do projeto “Saboreia a tua Terra” em 2010. Por conseguinte o estudo debruça-se na interpretação de que forma o projeto criou impacto e despoletou interesses na comunidade do concelho de Mafra, nomeadamente no Agrupamento de Escolas de Mafra (AEM) e Escola Básica Hélia Correia (EBHC), estabelecimento de ensino que o acolheu. Nesta viagem que se iniciou com o desenvolvimento do projeto em 2010, ambiciona-se com este estudo, por um lado entender se as atividades ludico pedagógicas e criativas realizadas, dando a conhecer um conjunto de conteúdos da historia local de Mafra, tiveram impacto e despoletaram outros interesses de natureza patrimonial ao grupo alvo e comunidade escolar e por outro, compreender quais as perspetivas futuras para o projeto “Saboreia a tua Terra”. A metodologia teórico-concetual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação pós-facto apoiando-se no método descritivo/compreensivo. A interpretaçao sobre os dados evidencia o contributo das atividades artísticas e de essência participativa, aliadas à componente curricular do 1º ciclo ao nível da história local para uma educação patrimonial na escola. Anseia-se que este contributo auxilie na tomada de consciência, em especial dos mais jovens, mas também da comunidade escolar e entidades locais, originando uma sociedade mais consciente da importância da divulgação e preservação do seu património cultural.-
Descrição: dc.descriptionThe present research study leads us to the discovery and knowledge of the Cultural Heritage of the municipality of Mafra. The problem and object of study of this research is centered on the understanding of the reason why the Cultural Heritage of the municipality of Mafra is not more widely known, or at least is not in the interest of the community, after the completion of the project "Enjoy your town” in 2010. Therefore, the study is concerned with interpreting how the project has impacted and triggered interest in the community of Mafra, namely the Mafra School Cluster (AEM) and Hélia Correia Elementary School (EBHC), an educational institution that welcomed the project. On this journey, that began with the development of the project in 2010, the aim is to understand if the educational and creative activities carried out, creating awareness towards a set of contents of the local history of Mafra, had an impact and triggered other heritage related interests among the target group and, on the other hand, to understand the future prospects for the " Enjoy your town" project. The theoretical-conceptual and empirical methodology of the research is developed through a post-fact research based on the descriptive / comprehensive method. The interpretation of the data shows, on the one hand, the contribution of the activities of education through art and of a participative essence, allied to the curricular component of the primary school at the level of the local history for a heritage education in school. It is hoped that this contribution will help to raise awareness, especially among the younger generations, but also of the school community and local authorities, leading to a society more aware of the importance of disseminating and preserving its cultural heritage.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimónio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonial-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstabelecimentos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação sociocultural-
Palavras-chave: dc.subjectTradição-
Palavras-chave: dc.subjectMafra-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage education-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-cultural animation-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge-
Palavras-chave: dc.subjectTraditions-
Palavras-chave: dc.subjectCultural heritage-
Título: dc.titleProjeto Saboreia a tua Terra : estudo pós-facto de uma investigação-ação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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