"Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Ângela-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Célia Cristina da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7896-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de investigação apresentado pretende alertar para a importância da educação artística no crescimento do ser humano, neste caso em particular, no desenvolvimento da autorrepresentação e autoconhecimento de pessoas privadas da sua liberdade. É apresentado um estudo de caso, construído com métodos qualitativos inerentes à investigação-ação, no Estabelecimento Prisional de Guimarães, com a utilização de práticas próprias das artes visuais, de forma a potenciar a autoanálise e o autoconceito para uma reflexão e potenciamento humano. Uma investigação de construção conjunta, iniciada em 2012, colaborativa e participada por todos os seus agentes (investigadora e reclusos/estudantes), que ainda se encontra em ação. E que coloca questões vinculadas à Educação Artística Formal de Adultos (privados de liberdade), identidade e contemporaneidade, com exemplos de experiências concretizadas em contexto real.-
Descrição: dc.descriptionThe research work presented intends to show the importance of artistic education on the development of the human being, and specifically on the development of self-concept and self-esteem of those lacking their liberty. The case-study presented here is comprised of methodology-of-qualitative inherent to research-action on Guimarães prison facility with the application of visual arts in a way that strengthen soul-searching and self-concept for a greater in development of critical thinking on human capital. These joint construction research started in 2012 its inclusive and cooperative of all the players involved (researcher/inmates/student’s) still active. And presents issues that regard curricular Artistic Education (lacking their liberty) identity, contemporaneous, with real context examples.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística-
Palavras-chave: dc.subjectArtes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ao longo da vida-
Palavras-chave: dc.subjectPrisões-
Palavras-chave: dc.subjectReclusos-
Palavras-chave: dc.subjectAutorrepresentação-
Palavras-chave: dc.subjectAutoconhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectGuimarães-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation through life-
Palavras-chave: dc.subjectPrision-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-depiction/Self-awareness-
Título: dc.title"Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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