Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sequeira, Rosa Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:15:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:15:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/7892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7892 | - |
Descrição: dc.description | A leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos. | - |
Descrição: dc.description | Literary reading can better develop empathy towards the Other, an inclusive sympathy and critical intercultural awareness, features that belong to the most models of intercultural competence. Yet literature is absent from these models which also pay little attention to foreign language learning. This article discusses the important role of literature either for intercultural communication either for global citizenship education, that play an important role for the peace in the world. With suitable pedagogical approaches, literature in language learning can better contribute for the formation of the intercultural speaker and develop critical awareness, the capacity to reason well and handle delicate situations carefully without fear and judgment. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | REDIPE | - |
Relação: dc.relation | https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/526 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global citizenship education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural dialogue | - |
Título: dc.title | Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: