Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sónia Maria Teixeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7891-
Descrição: dc.descriptionOs desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.-
Descrição: dc.descriptionThe technological developments of the last decades were swift and had a global impact, with digital media being present in all facets of our lives and presenting itself as an opportunity to promote learning chances. e-Learning takes the digital tools to transform distance learning. Educational communication is eased and the possibility of attending a course asynchronously will allow access to students who do not have access conditions to face-to-face. Whereas the importance of deepening e-learning research and contributing to student success, we have sought, whit present investigation, to identify motivations and perceptions about the advantages and difficulties of distance learning in this modality. The research was carried out with graduation students attending a master’s degree course in distance learning and e-learning mode, provided by public institutions. Students were asked to answer to a questionnaire survey made available on an electronic form. From the analysis of the collected data, we concluded that there are good degrees of satisfaction regarding e-learning, finding the surveyed the elearning appropriate to their personal characteristics and enjoying the methodology and study platforms. They point out as a motivational factor for the frequency of a course in this modality of distance learning the possibility of better time management and confirm this expectation, considering, already as students, be able to manage personal time in a satisfactory way and good adaptation to the regime. We conclude that students who have chosen this modality to pursue their studies have already had previous experience with the use of technologies.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectMedia digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino virtual-
Palavras-chave: dc.subjectMestrado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectInquéritos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectE-learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducational communication-
Palavras-chave: dc.subjectStudent perceptions-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual space-
Título: dc.titleDesafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.