Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Lázaro | - |
Autor(es): dc.creator | Novo, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:15:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:15:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/7866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7866 | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação visa contribuir para o melhor conhecimento das Bibliotecas Escolares na região autónoma dos Açores no âmbito do importante papel que têm vindo a desempenhar na promoção do sucesso escolar dos alunos. No caso açoriano torna-se de crucial importância saber como é que as atuais BE podem alterar o cenário de insucesso escolar e tentar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) no que diz respeito a esta temática na região da recém-criada Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE). Este trabalho tem características de um estudo exploratório, já que procede ao reconhecimento de uma dada realidade, pouco ou deficientemente estudada, e tenta levantar hipóteses de entendimento dessa realidade. Foi adotada uma abordagem mista: a) cariz quantitativo, com o recurso a inquéritos por questionário aos 38 coordenadores de Bibliotecas Escolares dos Açores, e b) cariz qualitativo, com cinco inquéritos por entrevista. Os resultados deste estudo parecem indicar que os agentes de educação envolvidos nas Bibliotecas Escolares dos Açores reconhecem a importância destas, não deixando de apontar várias vertentes que deverão ser melhoradas ou corrigidas para que a sua missão possa ser alcançada com outra eficiência que a realidade açoriana exige. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/HIS/00057/2013 (POCI-01-0145-FEDER-007702), FCT/Portugal, COMPETE, FEDER, Portugal 2020. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147243/PT | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Açores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Regional de Bibliotecas Escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar | - |
Título: dc.title | As bibliotecas escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: