Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Goulão, Maria de Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:15:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:15:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/7845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7845 | - |
Descrição: dc.description | A nossa investigação procurou explorar as estratégias de estudo adotadas por um conjunto de estudantes do ensino superior online para se sentirem mais envolvidos neste contexto aprendizagem. A nossa amostra é composta por 82 estudantes, de ambos os sexos, a frequentarem o ensino superior online. A média de idade é de 41 anos, sendo a mínima de 27 e a máxima de 65 anos. Estudam neste sistema em média há 3,5 anos. A recolha de dados foi feita através de uma escala com 36 perguntas. Os resultados obtidos os mostram, em geral, uma consciência de como trabalhar nesses contextos. Em termos de comunicação, buscam utilizar o potencial do sistema para contactar professores e colegas. No entanto, eles não usam as potencialidades de comunicação para a preparação de testes presenciais. Em síntese, conhecer as diferentes abordagens que os estudantes fazem ao seu estudo é deveras importante para garantir que o sucesso aconteça. Esta situação tem uma dupla valência. Por um lado, para os estudantes refletirem sobre as suas práticas e, caso seja necessário, reajustá-las à situação. Por outro, para os docentes poderem adequar práticas, ambiente, design por forma a ajudar o estudante a ultrapassar as suas dificuldades. Por fim, acreditamos que devem ser criados ambientes que estimulem os alunos a adquirir estratégias que levem a um adequado monitoramento e avaliação de sua aprendizagem e, com isso, um maior e melhor envolvimento nas aprendizagens. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EDIPUCRS | - |
Relação: dc.relation | http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/livro/promovendo-o-engagement-estudantil-na-educacao-superior/assets/livro-completo.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextos de aprendizagem online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envolvimento | - |
Título: dc.title | Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: