Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Novo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Nobre, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Simão, João | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:15:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:15:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/7808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7808 | - |
Descrição: dc.description | Congresso realizado no Fundão de 24-26 de outubro de 2018. | - |
Descrição: dc.description | O plágio tem assumido crescente relevância no ensino superior, sendo responsabilidade de todos contribuir para a integridade e originalidade dos trabalhos académicos. A prevenção deste tipo de fraude faz-se educando e formando o estudante, alertando-o para a necessidade de existir um comportamento ético e responsável. O “Grupo de Trabalho para a promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta” discute as temáticas da integridade e honestidade dos trabalhos académicos e realiza atividades neste contexto, essenciais no regime de ensino a distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb). O presente trabalho pretende ilustrar o percurso do primeiro ano deste grupo e discuti-lo no âmbito das boas práticas que acontecem no ensino superior, destacando cinco atividades: ações de formação para docentes sobre o software de deteção de plágio utilizado na UAb; inquérito aos docentes da UAb sobre a perceção acerca do plágio; elaboração de relatório fundamentando o uso de um software de deteção de plágio; inquérito aos estudantes da UAb sobre as perceções acerca do plágio; organização do Colóquio Ibérico “Plágio no Ensino Superior”, onde foram apresentados alguns dos resultados mais recentes da investigação efetuada em três universidades portuguesas e uma espanhola. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/HIS/00057/2013 (POCI-01-0145-FEDER-007702), FCT/Portugal, COMPETE, FEDER, Portugal 2020. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | BAD | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147243/PT | - |
Relação: dc.relation | www.bad.pt/publicacoes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plágio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhos académicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Boas práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta | - |
Título: dc.title | Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: