Educação aberta e tecnologia aberta na formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFilipe, Ana-
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:15:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:15:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7806-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7806-
Descrição: dc.descriptionV Congresso Internacional TIC e Educação, realizado em Lisboa de 6-8 de setembro de 2018.-
Descrição: dc.descriptionA investigação tem demonstrado a importância da utilização de tecnologias no ensino. No entanto, verifica-se que estas nem sempre são utilizadas de forma efetiva. Uma das justificações apontadas para esta lacuna entre as tecnologias e a sua integração no ensino é a falta de formação dos professores. A Educação Aberta, onde se inserem os Recursos Educacionais Abertos, tem como objetivo a diminuição de barreiras no acesso à educação e fornece um espaço para formação de professores no uso de tecnologias no ensino. Neste artigo apresentamos o trabalho desenvolvido no desenho de um curso de formação, a disponibilizar de forma aberta, relativo ao desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para Smartphone. Pretende-se assim estudar de que modo o mesmo pode contribuir para a mudança do paradigma de ensino tradicional, para um outro, mais centrado no estudante e promover uma atualização dos conhecimentos tecnológicos dos professores. Uma das atividades de aprendizagem incluída na formação é o desenvolvimento de uma app educacional através da linguagem de programação App Inventor. Este artigo descreve a investigação em curso, apresentando algumas conclusões preliminares resultantes dos dados reunidos até ao momento.-
Descrição: dc.descriptionResearch has shown the importance about the use of technologies in education. Despite that, technology isn’t always used effectively. One of the reasons identified for this gap between technology and its integration in education is the lack of teacher training programs. Open Education, where Open Educational Resources are included, has the goal of removing barriers to education, also provides room to teacher training about the use of technology in education. In this paper, we present the work done regarding the design of a training course, to be delivered openly, about Open Educational Resources for Smartphone. W intent to investigate in which way it may contribute to the change from the traditional teaching paradigm, for other, more student centered and promote an update on teacher’s technology knowledge. One of the learning activities included in this course design is the development of an educational app thru AppInventor programing language. This article describes the investigations steps developed and presents some of the preliminary results from the data gathered until the present moment.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas_te_2018.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectSmartphone-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectApps educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectApp inventor-
Palavras-chave: dc.subjectOpen education-
Palavras-chave: dc.subjectOpen educational resources-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectEducacional apps-
Palavras-chave: dc.subjectAppInventor-
Título: dc.titleEducação aberta e tecnologia aberta na formação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.