A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Ana Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:14:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:14:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7578-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho compreende as áreas da educação, da literatura e das artes e integra um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito de um programa de desenvolvimento da literacia emergente, o PROL. Trata-se de um programa que decorre em contexto de Jardim-de-Infância, dirigido a crianças entre os três e os cinco anos e dinamizado por um mediador. Com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 45 minutos, através da literatura e de outras expressões artísticas procura-se diversificar e ampliar a linguagem da criança. Pretende-se com esta investigação estudar o contributo do texto poético na promoção da literacia emergente partindo da descrição e análise de um conjunto de atividades realizadas no âmbito do referido programa. De cariz descritivo e interpretativo, o projeto de investigação-ação foi realizado segundo uma metodologia qualitativa. Para a análise, recolheram-se elementos do diário pessoal do mediador e dos inquéritos por entrevista às educadoras de infância que acompanharam o projeto. Os resultados evidenciam os benefícios da utilização do texto poético na promoção da linguagem e da comunicação da criança. A diversidade do repertório literário e a intervenção do mediador, com uma forte componente criativa e artística, contribuem para os bons resultados obtidos em poucos meses.-
Descrição: dc.descriptionThe following dissertation evolves around the areas of education, literature and the arts. It comprises a set of integrated activities included in a programme for the emergent literacy development – PROL. This programme was conceived for kindergarten and it is aimed at children aged between three and five years old, under the orientation of a literacy trained and education specialised mediator or reading mentor. Once a week, during 45 minutes sessions, through literature and other artistic expressions, the programme seeks to diversify and expand children’s language skills. The ,main purpose of this research is studying the contribution of the poetic text for the promotion of emergent literacy, based on the description and analysis of a set of activities proposed under the above mentioned programme, PROL. Due to its descriptive and interpretative nature, the present research-action project was based upon a qualitative methodology. Thus, in order to accomplish the necessary analysis, we have collected data from the mediator’s personal jornal entries and throught a set of interviews to the nursery teachers The results obtained underline the benefits of poetry based activities in the promotion of language and communication skills in children attending kindergarten. The diversity of the chosen literary repertoire, as well as the intervention of the mediator, with a strong creative and artistic profile, contributed to the good results obtained in a short time span of only a few months.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPROL (programas)-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia emergente-
Palavras-chave: dc.subjectJardins de infância-
Palavras-chave: dc.subjectJardins de infância-
Palavras-chave: dc.subjectTexto poético-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação ação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo empírico-
Palavras-chave: dc.subjectEmergent literacy develoment-
Palavras-chave: dc.subjectPROL-
Palavras-chave: dc.subjectPoetry-
Palavras-chave: dc.subjectkindergarten-
Palavras-chave: dc.subjectAction research study-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes-
Título: dc.titleA poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.