Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goulão, Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Barrionuevo, Clevani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:14:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:14:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/7544 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7544 | - |
Descrição: dc.description | O brincar contém o mundo e ao mesmo tempo, contribui para expressá-lo, pensá-lo e recriá-lo. Brincando, jogando e criando narrativas, as crianças estão falando de si próprias, de seus medos, coragens, angústias, sonhos e ideais. Estão falando de seu tempo, da cultura em que vivem, aprendem e se desenvolvem. Pensando nisso, o presente estudo busca com-preender a importância atribuída ao brincar, presente na cultura lúdica infantil, diante do amplo contexto que envolve as crianças dentro dos diversos ambientes sociais (escola e casa) e como esses processos educativos são produzidos e valorizados. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta e quatro famílias com filhos que cursam a educação infantil (de 4 a 6 anos de idade), de uma escola privada no interior do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Essencialmente o estudo está dividido em três partes. A primeira parte consta um resumo do brincar como um conceito e delineia algumas considerações teóricas em relação ao brincar, como alguns motivos para valorizar a sua prática e a resolução de problemas. A segunda parte trata das metodologias utilizadas na investigação e referência as concepções analisadas, utilizaram-se fontes múltiplas de evidência, como questionários prontos, observações e conversas. Na terceira parte é realizada uma análise de toda questão do brincar e o valor atribuído a ela na investigação, resumindo alguns conceitos e colocando novas considerações, trazendo à tona as concepções da família e educadores sobre o assunto. No decorrer de toda pesquisa as observações e sugestões são apoiadas por referenciais à literatura. | - |
Descrição: dc.description | Play contains the world and at the same time contributes to express it, to think it, and to recreate it. By playing, playing and creating narratives, children are talking about themselves, their fears, their bravery, their anguish, their dreams, and their ideals. They are talking about their time, the culture in which they live, learn and develop. Thinking about this, the present study seeks to understand the importance attributed to playing, present in children's play culture, in view of the wide context that involves children within the various social environments (school and home) and how these educational processes are produced and valued. The subjects of the survey were forty-four families where their children attend kindergarten (from 4 to 6 years old), from a private school in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Essentially the study is divided into three parts. The first part presents a summary of play as a concept and outlines some theoretical considerations regarding play as some reasons to value practice and problem solving. The second part deals with the methodologies used in the research and reference the analyzed conceptions, multiple sources of evidence were used, such as questionnaires, observations and conversations. In the third part, an analysis of the whole question of play and the value attributed to it in the investiga-tion is carried out, summarizing some concepts and putting new considerations, bringing to the fore the conceptions of the family and educators on the subject. In the course of all research the observations and suggestions are supported by references to literature. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade lúdica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia da investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | - |
Título: dc.title | A importância do brincar para os pais e educadores na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: