Narrativas em diálogo : por entre a história e a cultura angolanas : nos trilhos de Pepetela, Óscar Ribas e José Eduardo Agualusa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPadeira, Ana Rita Soveral-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Carla Cristina Rosales Santana Guimarães Falcão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:14:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:14:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7468-
Descrição: dc.descriptionVários autores consideram pouco adequada a forma como a literatura e a história são apresentadas aos jovens. Desde a escola primária até à faculdade, são apresentadas como matéria escolar a ser apreendida e não como fonte de conhecimento sobre o mundo. No caso específico da literatura, esta amplia o nosso universo ativando a imaginação e criando sensações que transportam a visão do mundo para uma orientação em plenitude e beleza estética, através do simbolismo, da recriação e da ficção. Estes fatores não só permitem uma melhor identificação com o espaço recriado a partir do real, como também permitem um posicionamento do leitor em relação ao tempo da história. No decorrer da narrativa e no sentido de consolidar o nosso conhecimento sobre os factos passados para pontualizar o presente, os autores propõem um jogo entre a ficção e o real, ao qual submetem as personagens. Neste contexto, e como afirma Correia (2012) no seu artigo sobre o uso da literatura como fonte para a história, “a literatura pode ser utilizada como documento histórico, capaz de revelar as mudanças e permanências da sociedade de uma época”. Esta afirmação foi o foco motivador para uma reflexão sobre uma das finalidades do género narrativo, a representação de factos ou acontecimentos, e confirmar a importância da interdisciplinaridade na aprendizagem através da introdução de métodos auxiliares, como a literatura, para o despertar do conhecimento sobre a História de Angola. Utilizando uma das modalidades do género narrativo, o romance, e através de uma ordem específica de leitura de algumas obras de escritores angolanos como: Pepetela, Óscar Ribas e José Eduardo Agualusa, foi possível traçar o percurso do conhecimento sobre a história, a cultura e costumes do povo angolano, assim como compreender os caminhos que levaram à constituição de Angola como nação. Através dos diálogos cruzados entre a história de Angola e a literatura angolana, articulando a ficção com a realidade, foi possível analisar e apresentar uma proposta de trabalho como auxiliar para o problema apresentado nesta tese: o contributo da literatura para o conhecimento da história. Para pormenorização da problemática, recorremos a dois romances de Pepetela, Yaka e A Gloriosa Família - o tempo dos flamengos, que traçam um período da história de Angola que está na base da consciência para o despertar da nacionalidade. Este sentimento nacionalista é confirmado no espaço dedicado ao escritor angolano José Eduardo Agualusa onde analisamos a sua versão sobre uma das figuras da história angolana como personagem de ficção através do romance: A Rainha Ginga. E de como os africanos inventaram o mundo. O conhecimento sobre a tradição oral angolana é um fator importante para a compreensão de alguns comportamentos e atitudes vivenciadas na sociedade. O simbolismo, a mitologia, e as tradições do povo angolano são peças fundamentais nos comportamentos individuais e em comunidade, pelo que, consideramos que o romance, Uanga, do escritor angolano Óscar Ribas, poderia dar o seu contributo na aquisição de conhecimentos sobre as tradições da sociedade angolana. Para enquadramento deste trabalho foi necessário utilizar algumas ferramentas introdutórias como: breves exposições sobre a história de Angola e sobre o percurso da literatura angolana; um breve posicionamento sobre o conceito e objetivo da modalidade – romance- dentro do género narrativo e um cruzamento entre a história e os costumes de Angola, com algumas obras literárias de Pepetela e de Óscar Ribas. Estas ferramentas permitiram a afirmação do posicionamento teórico do género de narrativa literária, romance, e sugerem que uma interdisciplinaridade entre história e literatura pode incentivar a consolidação da aprendizagem da história.-
Descrição: dc.descriptionMany authors consider the way in which literature and history are presented to young people as inadequate. From elementary school to college, they are presented as school material to be apprehended and not as a source of knowledge about the world. In the specific case of literature, it enlarges our universe by activating the imagination and creating sensations that carry the vision of the world to a full orientation and aesthetic beauty, through symbolism, recreation and fiction. These factors not only allow a better identification with the space re-created from the real, but also allow a positioning of the reader in relation to the time of the story. In the course of the narrative and in the sense of consolidating our knowledge about the past facts to punctuate the present, the authors propose a game between the fiction and the real, to which they submit the characters. In this context, and as Correia (2012) affirms in his article on the use of literature as a source for history, "literature can be used as a historical document capable of revealing the changes and permanences of the society of an era." This statement was the motivating focus for a reflection on one of the purposes of the narrative genre, the representation of facts or events, and to confirm the importance of interdisciplinarity in learning through the introduction of auxiliary methods, such as literature, to awaken knowledge about History of Angola. Using one of the modalities of the narrative genre, the novel, and through a specific order of reading some works by Angolan writers such as: Pepetela, Óscar Ribas and José Eduardo Agualusa, it was possible to trace the course of knowledge about history, customs of the Angolan people, as well as understanding the ways that led to the constitution of Angola as a nation. Through the dialogues between Angolan history and literature, articulating fiction with reality, it was possible to analyze and present a work proposal as an aid to the problem presented in this thesis: the contribution of literature to the knowledge of history. For a detailed analysis of the problem, we have used two novels by Pepetela, Yaka and A Gloriosa Família – o tempo dos flamengos, which trace a period of Angolan history that is at the basis of consciousness for the awakening of nationality. This nationalist sentiment is confirmed in the space dedicated to Angolan writer José Eduardo Agualusa where we analyze its version about one of the figures of Angolan history as a fictional character through the novel: A Rainha Ginga. E de como os africanos inventaram o mundo. Knowledge about Angolan oral tradition is an important factor for understanding some behaviors and attitudes experienced in society. The symbolism, mythology, and traditions of the Angolan people are fundamental elements in individual and community behavior. Therefore, we consider that the novel, Uanga, by the Angolan writer Óscar Ribas, could contribute to the acquisition of knowledge about the traditions of Angolan society. To frame this work it was necessary to use some introductory tools such as brief presentations on the history of Angola and on the course of Angolan literature; a brief stance on the concept and purpose of the novel mode within the narrative genre and a link between the history and customs of Angola with some literary works by Pepetela and Óscar Ribas. These tools allowed the affirmation of the theoretical positioning of the genre of literary narrative, novel, and suggest that an interdisciplinarity between history and literature can encourage the consolidation of the learning of history.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura angolana-
Palavras-chave: dc.subjectFicção-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectHistória de Angola-
Palavras-chave: dc.subjectCultura angolana-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature and history of Angola-
Palavras-chave: dc.subjectAngolan literary fiction-
Palavras-chave: dc.subjectAngolan literature-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas-
Título: dc.titleNarrativas em diálogo : por entre a história e a cultura angolanas : nos trilhos de Pepetela, Óscar Ribas e José Eduardo Agualusa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.