Conceções de estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:14:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:14:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7451-
Descrição: dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).-
Descrição: dc.descriptionTomando como ponto de partida uma extensa e cuidada revisão da literatura, e um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, acreditamos que a utilização da Wikipédia no campo educativo e académico deva ser fomentada. No entanto, para o fazer coerente e consistentemente, importa conhecer a priori as conceções que estudantes e professores têm sobre esta enciclopédia online; neste texto, apresentamo-las e discutimo-las na perspetiva dos estudantes, nomeadamente de estudantes do ensino superior online português. Para o efeito, damos conta de um inquérito por questionário que desenvolvemos e implementámos junto do referido público-alvo, questionário que foi previamente validado e disponibilizado online como instrumento de recolha de dados. Estes foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que os estudantes inquiridos consideram que a Wikipédia permite o acesso à informação, mas de modo superficial. Ou seja, consideram que a informação na Wikipédia necessita de ser sempre suportada por outras fontes, o que indicia que não será credível. Por outro lado, consideram que a construção colaborativa de um artigo na Wikipédia permite integrar diversas perspetivas, o que indicia uma possível abertura para a implementação de atividades letivas deste âmbito.-
Descrição: dc.descriptionBearing in mind an extensive and thorough literature review, and an exploratory study, developed at the Universidade Aberta | Open University (Portugal), within a Master Thesis in Education in eLearning, we believe the use of Wikipedia in educational and academic contexts should be encouraged. However, in order to do so, coherent and consistently, it is important to previously analyze what do students and teachers think of this online encyclopedia. In this text, we present and discuss them, from the perspective of students, namely of online portuguese higher education. Thus, we present the survey by questionnaire we developed and applied to those students; this survey was previously validated and made available online. The data was statistically analyzed, allowing us to conclude that the inquired students consider that the Wikipedia enables the access to information, yet superficially. Hence, they consider the information on the Wikipedia to need to be always supported by other references, meaning that it might not be credible. They also consider that collaboratively writing an article in the Wikipedia provides for different approaches, meaning a possible openness to implement such pedagogical activities.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Competência TIC-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectWikipédia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior online-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectConceções-
Palavras-chave: dc.subjectREA-
Palavras-chave: dc.subjectWikipedia-
Palavras-chave: dc.subjectOnline higher education-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectPerceptions-
Palavras-chave: dc.subjectOER-
Título: dc.titleConceções de estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.