Projeto IMPACTARTE : "Piauí, nosso canto, nosso amor" : uma intervenção de arte-educação para a promoção da identidade cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Amílcar-
Autor(es): dc.creatorFlach, Sidneya Conrado de Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:14:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:14:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7373-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7373-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de investigação que aqui se apresenta sob o título: Projeto IMPACTARTE: “Piauí, nosso canto, nosso amor”, foi concebido no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta, tendo como objetivo apresentar o percurso artístico-pedagógico dos educandos do Colégio Impacto, na promoção do reconhecimento à cerca da história, cultura, literatura e demais expressões artísticas do estado do Piauí. O Estudo Empírico é uma investigação-ação de análise qualitativa e interpretativa, com incidência nos sujeitos da pesquisa. Optamos pela aplicação do modelo de Relação Pedagógica proposto por Renald Legendre, apresentado por Amílcar Martins (2002) que perpassou por quatro andamentos: Fundamentação teórico-conceitual; Concepção; Implementação; Retroação e avaliação, O enquadramento teórico/conceitual focou na educação pela arte, na diversidade e identidade cultural, por meio dos variados conceitos e autores pertinentes a esta temática, dando força à construção e concepção do nosso projeto. Por meio de uma narrativa, damos a conhecer como foi concebido e implementado o projeto; apontamos as competências a serem adquiridas pelos sujeitos da pesquisa: conhecer, experimentar, criar e apreciar; e, expomos os conceitos das aprendizagens a serem desenvolvidas: expressão, criatividade, prazer e sensibilidade. Através dos registros extraídos dos diários de bordo, da observação-participante, dos portfólios dos educandos e das imagens fotográficas e fílmicas, pudemos analisar e interpretar os dados, o que nos possibilitou uma obtenção de informações relevantes para o nosso estudo. Este trabalho permitiu concluir que as expressões artísticas têm papel essencial na obtenção de conhecimento, nas aquisições de competências e habilidades fundamentais para toda a vida e na criação da identidade cultural dos jovens estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThis research work under the title: IMPACTARTE: “Piauí, nosso canto, nosso amor” was carried out within the Master Program in Art and Education at Aberta University. The main goal of this research is to describe the artistic pedagogical path of the students who attend Impact School in promoting the recognition of the history, culture, literature and other artistic expressions in Piaui. The empirical study is a research action of qualitative and interpretative analysis, with incidence on the research subjects. We decided on the the appliance of the pedagogical relation model proposed by Renald Legendre, introduced by Amílcar Martins (2002) made up of four stages: theoretical and conceptual foundation,conception, implementation, feedback and assessment. The theoretical framework is focused on the education through art, in the cultural diversity and identity through many concepts and authors important for this topic which were extremely useful for the conception of this work. Through a narrative we can understand how this project was conceveid and established. We also point out the competences to be acquired by the research subjects: meet, try, create and appreciate. Also, we aim to expose the learning concepts to be developed such as: the expressions, the creativity, the pleasure and the sensitivity. Through the records taken from the diary, from the participant observation, the students´portfolio, the foto and film images we were able to interpret the data which allowed us to obtain relevant information for our research. This research enabled us to conclude that the artistic expressions have a crucial role in the learning process, to acquire competences and essencial abilities for a lifetime, as weel as in the creation of a cultural identity among students.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectIMPACTARTE (projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectExpressão artística-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPiauí-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectArt-edcuation-
Palavras-chave: dc.subjectCultural diversity-
Palavras-chave: dc.subjectArt expression-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes-
Título: dc.titleProjeto IMPACTARTE : "Piauí, nosso canto, nosso amor" : uma intervenção de arte-educação para a promoção da identidade cultural-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.