Coleção Luís Cangueiro : da esfera privada ao Museu da Música Mecânica : contributos para um estudo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFlor, Pedro-
Autor(es): dc.creatorJerónimo, Ana Helena Marques Peixoto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:14:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:14:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7362-
Descrição: dc.descriptionA coleção Luís Cangueiro é constituída por mais de seiscentos instrumentos de música mecânica datados de entre os finais do século XVIII e a década de 1940, compreendendo caixas de música, autómatos, órgãos, organetes, pianos mecânicos, fonógrafos e gramofones, além de um acervo fonográfico com milhares de registos, documentos variados e objetos correlacionados. Esta coleção de património musical foi deixando o domínio privado por via da realização de um conjunto de exposições em vários locais de Portugal, até ter ficado acessível ao público em 2016, com a sua instalação no Museu da Música Mecânica, mandado construir pelo colecionador na sua propriedade em Arraiados, Palmela. Considerando o ineditismo da coleção no panorama nacional dos museus e do colecionismo privado, bem como a sua dimensão e representatividade, seguimos uma metodologia de investigação qualitativa e elaborámos, por um lado, um inventário destinado a contribuir para a sua documentação e estudo, e por outro, analisámos o percurso da sua formação e desenvolvimento até à sua musealização, com o objetivo de compreender e refletir sobre a importância das práticas colecionistas contemporâneas no contexto dos estudos do património. A dissertação encontra-se organizada em quatro capítulos. O primeiro enquadra teoricamente o âmbito do nosso trabalho. O segundo apresenta a biografia do colecionador e o estudo detalhado da coleção baseado no inventário efetuado que se inclui no apêndice. O terceiro mostra as circunstâncias anteriores ao processo de musealização. O quarto aborda a fundação do Museu da Música Mecânica, a instalação da coleção e a centralidade da figura do colecionador. Com a presente investigação foi possível evidenciar como as práticas colecionistas contemporâneas convergem para a preservação e valorização do património e perpetuam a memória das sociedades.-
Descrição: dc.descriptionThe Luís Cangueiro collection showcases more than six hundred mechanical music instruments dating from the late 18th century to the 1940s. It is comprised of music boxes, automatons, organs, organettes, mechanical pianos, phonographs and gramophones, as well as a collection of thousands of sound recordings, assorted documents and correlated objects. This collection of musical heritage had been leaving the private domain by means of a set of exhibitions that took place in various places in Portugal, until it became accessible to the public in 2016, with its installation in the Museum of Mechanical Music, built by the collector in his property located in Arraiados, Palmela. Considering the novelty of the collection in the national panorama of museums and private collecting, as well as its size and representation, we followed a methodology of qualitative research. We made, on the one hand, a catalogue of the collection to contribute to its documentation and study, and we analyzed the course of its formation and development until it was set in the museum, with the objective of understanding and reflecting on the importance of contemporary collecting practices in the context of heritage studies. The dissertation is organized into four chapters. The first one covers the theoretical scope of the research. The second presents the biography of the collector and the detailed study of the collection based on the cataloguing that we did which is included in the appendix. The third shows the circumstances prior to the process of being put and displayed in the museum. The fourth covers the foundation of the Museum of Mechanical Music, the installation of the collection and the centrality of the collector. The present research allowed to demonstrate how contemporary collector practices converge towards the preservation and enhancement of heritage and the perpetuation of the memory of societies.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLuís Cangueiro, 1942--
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectColeções-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimónio-
Palavras-chave: dc.subjectInventários-
Palavras-chave: dc.subjectCollection-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical music-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage-
Palavras-chave: dc.subjectCatalogue-
Título: dc.titleColeção Luís Cangueiro : da esfera privada ao Museu da Música Mecânica : contributos para um estudo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.