O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.creatorPita, Tiago Nuno Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:14:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:14:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7360-
Descrição: dc.descriptionO sistema das Escolas Europeias existe desde 1953 com o objetivo primordial de providenciar uma educação multicultural e multilinguística baseada em valores de respeito e aceitação da diferença e diálogo entre culturas. Não obstante apresentar valores altos de promoção (98%), existem alunos com dificuldades académicas, sociais, individuais e de adaptação ao sistema educativo. A literatura apresenta as tutorias individuais como uma medida eficaz e eficiente para mitigar esses problemas. O presente trabalho pretende conhecer a realidade de uma Escola Europeia e as possibilidades de implementação das tutorias, do ponto de vista organizacional, pedagógico e de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à comunidade escolar e a análise documental de boletins escolares. Os resultados apontam para uma aceitação unânime da medida e a eficácia esperada pela mesma sendo, no entanto, necessárias algumas alterações organizacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe European School system exists since 1953 with the main objective to promote a multicultural and multilingual education based on values of respect and acceptance of the difference and dialogue between cultures. Despite registering high values of promotion (98%), there are pupils with academic, social, individual and adjustment to the educational system difficulties. The literature presents the individual tutorial support as an efficient and effective solution to reduce the impact of these problems. This assignment aims to be familiar with the reality of an European School and the possibilities to implement the individual tutorial support from the organizational, pedagogical and learning point of view. For that effect, some semi-structured interviews to the stakeholders were held and documental analysis to school reports. The results show an unanimous acceptance to the tutorial support and its efficiency, but some organizational changes are required.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscola europeia-
Palavras-chave: dc.subjectTutoring-
Palavras-chave: dc.subjectApoio educativo-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectAlicante-
Palavras-chave: dc.subjectEspanha-
Palavras-chave: dc.subjectTutorial support-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational impact-
Palavras-chave: dc.subjectEuropean schools-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Título: dc.titleO impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.