Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bidarra, José | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:14:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:14:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/7325 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7325 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, a disseminação de artefactos tecnológicos e a utilização de recursos online é uma constante nas salas de aula de Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC). No entanto, os portais pedagógicos analisados parecem manter uma relação agnóstica com as correntes pedagógicas existentes. Neste projeto, é descrito o processo de desenvolvimento de um portal pedagógico agregador de recursos pedagógicos utilizados no contexto de pedagogias ativas. O portal é concebido para facilitar a adoção destas pedagogias ativas nas aulas da atividade de enriquecimento curricular TIC, no Pré-Escolar e Primeiro ciclo do Colégio Infante D. Henrique; convertendo para um modelo digital os instrumentos da gestão cooperada da sala de aula, como é o caso das listas de verificação dos conhecimentos e do diário de turma; facilitando o acesso aos documentos de apoio ao trabalho de aprendizagem por projetos cooperativos, de construção de cenários de aprendizagem e de planificação do trabalho autónomo; e mantendo um registo de todo o trabalho realizado, deste modo o portal pode torna-se num meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos cooperativamente. | - |
Descrição: dc.description | In recent years the spread of technological artefacts and the use of online resources is a constant in the Information and Communication Technologies classrooms (ICT), however, the learning portals analysed seams to maintains an agnostic relationship with existing pedagogical trends. In this project, we describe the process of developing a pedagogical portal that aggregates pedagogical resources, mostly used in the context of active pedagogies. The portal was designed to facilitate the adoption of these active pedagogies in the classes of curriculum enrichment activity ICT, in Reception to Year 4, in Colégio Infante D. Henrique. The goal is to convert to digital the instruments of cooperative classroom management, as is the case with the knowledge checklists and the class diary, and to facilitate the access to documents that help organize: learning by cooperative projects; building learning scenarios; and planning autonomous work. Keeping a record of all the work done, the portal can become a privileged means to a better communication, dissemination and share of knowledge built cooperatively. | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artefactos tecnológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portal pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cenários de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salas de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pré-escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1º ciclo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning scenarios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological artifacts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy portal | - |
Título: dc.title | Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: