Liderança dos coordenadores de cursos do ensino médio técnico-profissional : estudo de caso no município de Malanje/Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Maria Antónia-
Autor(es): dc.creatorCaculama, Afonso Vunge-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:13:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:13:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7285-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7285-
Descrição: dc.descriptionO trabalho, que seguidamente se apresenta, pretende constituir um contributo para a compreensão da liderança dos coordenadores de cursos no ensino médio técnico- profissional no município de Malanje/Angola. Assim, constitui objetivo principal deste estudo caracterizar as funções, ações e indicadores de liderança dos coordenadores de cursos das escolas do 2º ciclo de ensino médio técnico-profissional no município de Malanje-Angola. Este trabalho é um estudo de caso, descritivo, transversal com abordagem qualitativa e quantitativa. A população alvo é constituída pelos diretores, coordenadores e docentes das Escolas de Formação de Professores e Escola de Formação de Técnicos de Saúde no Município de Malanje, no ano letivo 2015/2016. O plano seguido para a realização deste estudo de caso, e de acordo com os objetivos definidos, passou pela elaboração de um enquadramento teórico onde se procura entender teoricamente, com o auxílio bibliográfico, a problemática proposta. Optámos por elaborar, como processo de recolha de dados, entrevistas semi- estruturadas e inquéritos por questionário. Sendo que as entrevistas foram dirigidas a dois coordenadores e dois diretores das escolas e os questionários foram dirigidos a 20 professores. Os questionários foram constituídos por questões fechadas e garantindo o anonimato. Depois de tratados e analisados os dados recolhidos, foi possível chegar algumas conclusões, sobre um conjunto de práticas e modos de exercer a liderança intermédia nas estruturas de coordenação educativa, que têm uma influência no trabalho dos professores e, consequentemente na melhoria da aprendizagem dos estudantes no ensino médio técnico-profissional no Município de Malanje-Angola.-
Descrição: dc.descriptionThe present work intends to contribute to the understanding of the leadership of the coordinators of courses in technical and vocational high school in a case study in the municipality of Malanje / Angola. Thus, it is the main objective of this study to characterize the functions, actions and indicators of leadership of the course coordinators of the secondary schools of technical and vocational secondary education in the municipality of Malanje-Angola. This work is a case study, descriptive, cross-sectional with a qualitative approach and done on a part of the target population, directors, coordinators and teachers of the Schools of Training of Teachers and School of Training of Health Technicians in the Municipality of Malanje, the academic year 2015/2016. The plan followed for the accomplishment of this Case Study, and according to the defined objectives, went through the elaboration of a theoretical framework where one tries to theoretically understand, with the bibliographical aid, the proposed problem. We chose to develop, as a data collection process, semi-structured interviews and surveys by questionnaire. Since the interviews were directed to two coordinators and two directors of the schools and the questionnaires were addressed to 20 teachers. The questionnaires were made up of closed questions and guaranteed anonymity. After analyzing the collected data, it was possible to arrive at some conclusions about a set of practices and ways of exerting the intermediate leadership in the structures of educational coordination, which have an influence on the work of the teachers and, consequently, on the improvement of student learning in technical and vocational secondary education in the municipality of Malanje - Angola.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectLideranças intermédias-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership of the education system-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary education in Angola-
Palavras-chave: dc.subjectAngolan education system-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Título: dc.titleLiderança dos coordenadores de cursos do ensino médio técnico-profissional : estudo de caso no município de Malanje/Angola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.