A inovação como vantagem competitiva no setor de exploração e transformação de rochas ornamentais na província da Huíla - Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Luísa-
Autor(es): dc.contributorJacquinet, Marc-
Autor(es): dc.creatorLavrado, Sandra Marisa Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7275-
Descrição: dc.descriptionAs organizações estão inseridas num contexto que apela à competitividade, em que o capital humano e a inovação são cada vez mais entendidos como fatores diferenciadores para as empresas. Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas, e por conseguinte do país. A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa diferenciando-a, mesmo que momentaneamente, no âmbito do seu ambiente competitivo. Esta dissertação tem como objetivo estudar a inovação como vantagem competitiva no setor de exploração e transformação de rochas ornamentais na província da Huíla- Angola, para dar resposta a esta investigação, formulou-se o objetivo fundamental: - compreender como a inovação influencia na obtenção de vantagens competitivas nas empresas do setor de exploração e transformação de rochas ornamentais. Do qual, advêm os objetivos específicos, nomeadamente: compreender o estabelecimento dos antecedentes históricos da inovação; relacionar a inovação com vantagens competitivas; identificar os benefícios da inovação para as empresas e analisar as vantagens competitivas que a inovação pode gerar nas empresas do setor. Para esse efeito, utilizou-se a metodologia qualitativa de estudo de caso, sendo uma pesquisa descritiva exploratória, pois apresenta a realidade investigada de forma detalhada de duas empresas deste setor na Huíla: a empresa, Granisul e a empresa Emanha. Nesta perspetiva, foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre inovação, vantagens competitivas e considerando a aplicação destas abordagens ao setor em estudo. Os resultados sugerem que, a empresa Emanha é mais inovadora e, em compensação, a empresa Granisul tem maior vantagem competitiva, devido ao maior número de clientes no mercado e tem o foco no mesmo. Com isso podemos depreender que as empresas estudadas (a Granisul e a Emanha) são competitivas no mercado e inovadoras. Porém, efetuam principalmente a inovação incremental e inovação tecnológica. Sugere-se que estas empresas devem criar estratégias adequadas que lhes permitam minimizar os seus custos relativamente ao processo de produção em menor tempo de produção, de modo a obterem maior vantagem relativamente às empresas concorrentes no mercado.-
Descrição: dc.descriptionOrganizations are inserted in a context that appeals to competitiveness, where human capital and innovation are increasingly understood as differentiating factors for companies. Considering that innovations are capable of generating competitive advantages in the medium and long term, innovating becomes essential for the sustainability of companies, and therefore of the country. Innovation has the ability to add value to a company's products and services by differentiating it, even momentarily, within its competitive environment. This dissertation aims to study innovation as a competitive advantage in the sector of exploration and transformation of ornamental rocks in the province of Huíla-Angola, in order to respond to this research, it was formulated the fundamental objective: - to understand how innovation influences in obtaining competitive advantages in companies operating in the field of ornamental stone exploration and transformation. Of which, the specific objectives are derived, namely: understanding the establishment of historical antecedents of innovation; relate innovation to competitive advantage; identify the benefits of innovation for companies and analyze the competitive advantages that innovation can generate in companies in the sector. For this purpose, the qualitative methodology of case study was used, being a descriptive exploratory research, because it presents the reality investigated in detail of two companies of this sector in Huíla: the company, Granisul and the company Emanha. In this perspective, a literature review was developed on innovation, competitive advantages and considering the application of these approaches to the sector under study. The results suggest that the company Emanha is more innovative and, in compensation, the company Granisul has a greater competitive advantage due to the greater number of customers in the market and has a focus on it. With this we can understand that the companies studied (Granisul and Emanha) are competitive in the market and innovative. But they do mainly incremental innovation and technological innovation. It is suggested that these companies should put in place appropriate strategies to minimize their costs in relation to the production process in a shorter production time, in order to obtain a greater advantage over competitors in the market.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRochas ornamentais-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade-
Palavras-chave: dc.subjectInovação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectOrnamental rocks-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitiveness-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
Título: dc.titleA inovação como vantagem competitiva no setor de exploração e transformação de rochas ornamentais na província da Huíla - Angola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.