As perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNegas, Mário-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Paulo Alexandre Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:13:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:13:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7237-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7237-
Descrição: dc.descriptionEste estudo centra-se na gestão do cargo de Diretor de Turma e em todas as competências que lhe são atribuídas. O titular deste cargo estabelece uma relação muito próxima entre professor, grupo-turma, aluno, encarregado de educação, direção da escola e outros técnicos envolvidos no acompanhamento aos alunos (psicólogos, ensino especial, comissão de proteção de menores e assistentes sociais). Neste sentido, o Diretor de Turma tem um papel de mediador entre a docência e a gestão, pois se por um lado coordena um grupo de professores, por outro tem implicações diretas na gestão escolar, sobretudo a pedagógica. Dada a complexidade deste cargo, temos assistido cada vez mais ao desenvolvimento de ferramentas relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação para a gestão da direção de turma. Com a proliferação da internet e a crescente utilização da informática, verifica-se a existência de uma grande tendência, por parte das escolas, de se dotarem com meios de suporte para a comunicação, partilha e cooperação entre a comunidade escolar. Nos últimos anos foram criadas várias plataformas digitais com o objetivo de apoiar o Diretor de Turma na gestão e no processamento de toda a informação relacionada com a sua atividade. Saber de que forma os Diretores de Turma percecionam o uso das plataformas digitais como auxiliares do exercício das suas funções é o objetivo principal deste trabalho. Através da aplicação de um questionário ao qual responderam quarenta docentes, esta investigação visa conhecer, a partir de um estudo de caso, as perceções dos Diretores de Turma do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, concelho de Alenquer, sobre o uso das plataformas digitais na gestão das suas funções. Podemos observar, a partir da interpretação dos dados recolhidos, que as áreas de intervenção do Diretor de Turma mais utilizadas com o apoio das plataformas digitais são as que estão relacionadas com as tarefas administrativas. No entanto, todos os itens relacionados com o grau de importância das plataformas digitais, quanto à ajuda na tomada de decisões, foram considerados importantes. Em relação ao aperfeiçoamento das plataformas digitais, foi considerado relevante melhorar todos os itens.-
Descrição: dc.descriptionThis study focuses on the management of the position of Class Director and all the competences attributed to the job. The holder of this position establishes a very close relationship between teacher, class group, student, legal guardian, school director and other technicians involved in the follow-up of the students (psychologists, special education, child protection commission and social workers). In this sense, the Class Director has a mediating role between teaching and management, because if on the one hand it coordinates a group of teachers, on the other it has direct implications in the school management, especially the pedagogical one. Given the complexity of this position, we have increasingly seen the development of tools related to the new information and communication technologies for class management. With the proliferation of the internet and the increasing use of information technology, there is a great tendency among schools to provide themselves with means of support for communication, sharing and cooperation among the school community. In recent years, several digital platforms have been created with the purpose of supporting the Class Director in the management and processing of all information related to his/her activity. Knowing how Class Directors perceive the use of digital platforms as a support to the exercise of their functions is the main goal of this work. Through the application of a questionnaire that was answered by forty teachers, this research aims to know, from a case study, the perceptions of the Class Directors of the 2nd and 3rd cycles of the Grouping of Schools Visconde de Chanceleiros, county of Alenquer, on the use of digital platforms in the management of their functions. It can be observed from the interpretation of the collected data that the most used areas of intervention of the Class Director with the support of the digital platforms are those that are related to the administrative tasks. However, all the items related to the degree of importance of the digital platforms, in terms of aid in decision making, were considered important. In what concerns to the improvement of digital platforms, it was considered relevant to improve all items.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de turma-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de estabelecimentos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectPlataformas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectPapel do professor-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectClass director-
Palavras-chave: dc.subjectDigital platforms-
Palavras-chave: dc.subjectManagement of the class-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais:Ciências da Educação-
Título: dc.titleAs perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.