A biblioteca escolar e a educação literária no 1º ciclo do ensino básico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorDelgado, Maria João Hintze Ribeiro Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:13:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:13:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7207-
Descrição: dc.descriptionA Educação Literária é um novo domínio que desde 2012 passou a integrar as Metas Curriculares de Português, fazendo parte do atual programa de Português e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Neste trabalho procurou-se compreender o seu significado e o contributo das bibliotecas escolares, no âmbito da Educação Literária ao nível do 1º CEB. De acordo com o atual programa (à semelhança do que ocorreu com as Metas Curriculares de Português), as bibliotecas escolares são concebidas unicamente como espaço que disponibiliza livros para leitura autónoma, não sendo implicada na leitura literária considerada obrigatória. Temos por isso na escola dois espaços e duas leituras: uma na sala de aula, a leitura obrigatória, e outra na biblioteca escolar, a leitura autónoma. Ao delimitar espaços e leituras, incorre-se o risco da leitura literária ser excessivamente escolarizada no 1º CEB, uma vez que a metodologia aplicada é comum a outras tipologias textuais. Por outro lado, ao reduzir a biblioteca à leitura autónoma, não se reconhece a competência dos seus profissionais e os meios de que esta dispõe, para promover a leitura independentemente do seu carácter, natureza e suporte. Este é igualmente um aspeto relevante: reconhecendo o investimento realizado, os interesses e as necessidades dos seus utilizadores, a biblioteca escolar poderia ser perspetivada, como um espaço de encontro entre diferentes gerações, livros e leitores. Do nativo ao imigrante digital, do impresso ao digital, o importante é saber ler e ler por prazer... e isso na biblioteca acontece. Partindo deste contexto, realizou-se um estudo de caso que cruzou diversos elementos de recolha de dados: observação participante, inquéritos e análise documental. Os resultados obtidos evidenciam como um trabalho articulado entre professores e professores bibliotecários é possível e desejável.-
Descrição: dc.descriptionLiterary Education is a new skill that integrated the Learning Goals of Portuguese (Metas Curriculares de Português) in 2012, as a part of the current program of Portuguese and the Basic Education Learning Goals of Portuguese. In this essay we tried to understand its meaning and the contribution of school libraries concerning the Literary Education in the 1st CEB (Primary Education). According to the current program (similarly to what occurred with the Curricular Targets of Portuguese), school libraries are designed solely as a place that provides books for autonomous reading, thus lacking a genuine involvement in mandatory literary reading. Consequently, we have two different spaces and two types of reading at school: the classroom reading (the mandatory reading), and the library reading (the autonomous reading). When you circumscribe spaces and reading types, there is a risk of the literary reading in the 1st CEB being overly ‘educated’, since the methodology applied is common to other textual typologies. On the other hand, when the role of the library is limited to autonomous reading it carries a lack of recognition of the competence of its professionals and the means that it offers to promote reading regardless of its character, nature and support. This is also a relevant aspect: recognizing the investment made, the interests and the needs of its users, the school library might be considered as a space of gathering between different generations, books and readers. From the native to the digital immigrant, from printed to digital resources, it is essential to be able to read and read for pleasure ... and that happens in the library. Based on this context, a case study that crossed several data collection elements has been conducted: participant observation, surveys and document analysis. The results obtained show how articulated work between teachers and librarians is possible and desirable.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da educação literária-
Palavras-chave: dc.subject1º ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino do português-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectPapel do professor-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary education-
Palavras-chave: dc.subjectTextual corpus-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary education teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais:Ciências da Educação-
Título: dc.titleA biblioteca escolar e a educação literária no 1º ciclo do ensino básico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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