Gestão da inclusão das pessoas com deficiências: utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Suzy de Abreu-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:13:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:13:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7193-
Descrição: dc.descriptionEDUNOVATIC 2017 - Conferência internacional realizada em Eindhoven, Holanda, de 12-14 de dezembro de 2017-
Descrição: dc.descriptionPropomo-nos apresentar uma pesquisa de doutoramento, ainda em curso, que tem como objetivos gerais, a caracterização do uso de tecnologia informação e comunicação pessoas com deficiências no ensino regular, nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara- Brasil, bem como, caracterizar as competências dos educadores quanto ao uso destes recursos pedagógicos facilitadores em contextos curriculares e extracurriculares. Definiu-se por utilizar uma metodologia quanti-qualitativa por possibilitar uma abrangência mais aprofundada dos fenômenos que serão investigados, pois terá como técnicas de recolha de dadosa análise documental, inquérito por questionário e entrevistas semi-estruturadas. A população a ser investigada será de professores titulares, educadores de apoio e a diretora da Secretaria de Educação Especial do Município. As técnicas de análise de dados, incluem a análise estatística dos dados quantitativos recolhidos por análise documental e inquérito por questionário, e a análise de conteúdo dos dados qualitativos recolhidos por análise documental e entrevista, em concordância com os objetivos específicos correspondentes, sendo estes: o levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas; conhecimento das percepções dos professores em relação às suas competências e à utilização destes recursos tecnológicos, considerando o contexto do ensino-aprendizagem; e por fim, avaliar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes ou entraves à sua efetiva utilização. Por ser um projeto precursor, no que se refere à Educação neste Município, e por ser o processo investigativo um trabalho contínuo, acredita-se que esta pesquisa em muito irá colaborar a outros investigadores ao fazerem valer os direitos de uma educação digna a todos.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAdaya Press-
Relação: dc.relationhttp://www.adayapress.com/wp-content/uploads/2018/02/EDUNOVATIC2017.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFacilitação-
Título: dc.titleGestão da inclusão das pessoas com deficiências: utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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