Para quê usar as "lentes de género" na escolaridade obrigatória em Portugal?: reflexões de docentes participantes em ações de formação acreditadas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Cristina Coimbra-
Autor(es): dc.creatorAlvarez, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:13:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:13:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7178-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7178-
Descrição: dc.descriptionComunicação apresentada no XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) realizado em Viseu de 6 a 8 de outubro de 2016.-
Descrição: dc.descriptionOs curricula da escolaridade obrigatória em Portugal não têm um tempo de lecionação obrigatório em todos os ciclos para fomentar com crianças e adolescentes a discussão de temas incontornáveis de cidadania, como as questões de género e outras formas instaladas de desigualdade de poder, que conduzem a assimetrias sociais, embora o eixo estruturante da promoção da igualdade entre mulheres e homens através da educação formal seja um princípio integrante das atuais políticas públicas. Da nossa experiência como coautoras dos Guiões de Educação Género e Cidadania, da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e facilitadoras de ações de formação acreditadas de docentes, é nossa intenção nesta comunicação refletir, com base nas respostas de mais de 200 docentes, de ambos os sexos, que frequentaram ações de formação contínua, entre 2013 e 2016, sobre o impacto percebido por formandas e formandos nas suas práticas, quer enquanto docentes, quer como cidadãos ou cidadãs.-
Descrição: dc.descriptionIn Portugal, there are no specific hours of teaching, in the national curriculum of compulsory education, to foster, among children and adolescents, the debate on unavoidable citizenship issues, such as gender social order and other forms of installed inequality of power, leading to social inequalities. In spite of this, the structural axis of promoting equality between women and men through formal education constitutes an integral principle of the current public policies. From our experience as co-authors of Education Guides - Gender and Citizenship, produced by the national mechanism for gender equality (CIG), and as teacher trainers, is our intention in this communication to reflect on the impact perceived by trainees and students in their practices, either as teachers or as citizens, through the responses of more than 200 teachers, of both sexes, who attended accredited ongoing training courses between 2013 and 2016.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências de Educação. Escola Superior de Educação de Viseu-
Relação: dc.relationhttp://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a cidadania-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade entre homens e mulheres-
Palavras-chave: dc.subjectLentes de género-
Palavras-chave: dc.subjectEscolaridade obrigatória-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducation for citizenship-
Palavras-chave: dc.subjectEquality between men and women-
Palavras-chave: dc.subjectGender lenses-
Palavras-chave: dc.subjectCompulsory education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Título: dc.titlePara quê usar as "lentes de género" na escolaridade obrigatória em Portugal?: reflexões de docentes participantes em ações de formação acreditadas-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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