Contos e lendas tradicionais ovimbundu em português : um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata-Província da Huila, em Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Isabel de Barros-
Autor(es): dc.creatorPiriquito, Lázaro Sapalo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7144-
Descrição: dc.descriptionO nosso trabalho intitula-se ″Contos e lendas tradicionais Ovimbundo em português: um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata, Província da Huila, em Angola″, tema que norteou a nossa investigação. Após apresentação de alguns aspectos introdutórios, abordamos a fundamentação teórica e a contextualização dos contos. Pelo que, no segundo capítulo, estudamos os conceitos básicos do tema, a importância dos contos e lendas tradicionais, os tipos de contos e lendas tradicionais, a origem histórica dos Ovimbundu, a cultura do povo Ovimbundu, a localização geográfica do Município da Humpata, a caracterização dos contos e lendas tradicionais Ovimbundu e a comparação entre os objectivos dos contos de autor e os contos tradicionais. Em relação ao terceiro capítulo, analisamos os dados de um inquérito aplicado duas vezes, em momentos diferentes do processo de ensino-aprendizagem. No quarto capítulo, apresentamos as conclusões e recomendações. Nestes termos, concluímos que os contos e lendas tradicionais são de extrema importância, pelo facto de os mesmos ajudarem grandemente os alunos, no âmbito da melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe, do Instituto Médio Politécnico da Humpata. Quanto às recomendações, as que mais se destacaram traduzem-se na necessidade de introduzir inovações, enquanto docentes, no sentido de aprender e partilhar questões culturais e literárias, à medida que vamos progredindo na academia. A Dissertação inclui ainda alguns anexos relacionados com o trabalho de pesquisa realizado.-
Descrição: dc.descriptionOur research work is entitled ″Traditional stories of Ovimbundo people in portuguese: a methodological contribute for a better compreension of literatureby the pupils of the tecnical secundaryschool of humpata Municipal, Huila province, in Angola″, which was the guide for the written work. After presenting some introductory aspects, we deal with theoretical aspects and the contextualization the stories. For this reason, in chapter two, we studied the basic concepts of the topic, the importance of traditional tales and legends, the types of the stories, the historical origin of the Ovimbundu people, Ovimbundu people culture, we have illustrated the map of Humpata Municipality, the characteristics of traditional tales and established a comparison between the objectives of author′s stories and traditional ones. As for the third chapter, we analysed the information of a questionnaire applied twice, in different moments of the teaching-learning process. As for the fourth chapter, we presented the conclusions and the recommendations. We concluded that, traditional tales are extremely important, because they help pupils of 10th Grade of Technical Secondary School in Humpata, Huila Province, in Angola to better understand Literature. In terms of recommendations, the most important is that we teachers must introduce innovations, in order to learn and to share literary and cultural issues, while we progress in academy. Finally, our Dissertation includes some annexes related to the research work developped.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura popular-
Palavras-chave: dc.subjectCulturas tradicionais-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectConto-
Palavras-chave: dc.subjectLendas-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectTale-
Palavras-chave: dc.subjectLegend-
Palavras-chave: dc.subjectHuila-Angola-
Palavras-chave: dc.subjectOral heritage-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidades:Línguas e Literaturas-
Título: dc.titleContos e lendas tradicionais ovimbundu em português : um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata-Província da Huila, em Angola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.