O papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexões

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Autor(es): dc.creatorAlvarez, Teresa-
Autor(es): dc.creatorVieira, Cristina Coimbra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:10:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:10:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/7128-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7128-
Descrição: dc.descriptionExedra - Número temático de 2014 - Sexualidade, Género e Educação-
Descrição: dc.descriptionApesar das evidentes mudanças na sociedade portuguesa nos últimos quarenta anos, após a queda do regime ditatorial, o eixo estruturante das relações entre homens e mulheres continua eivado de um certo desequilíbrio, muitas vezes menosprezado tanto pelas entidades políticas como pela sociedade civil. E tal acontece, quer em virtude da crença generalizada de que está tudo conseguido na construção de uma nação com tolerância zero às leis e atitudes sexistas do passado, quer devido ao poder silencioso das estereotipias de género, que continuam a constituir obstáculos reais ao exercício da cidadania pelas pessoas de ambos os sexos, ao longo da vida. Neste artigo pretende-se refletir brevemente sobre o papel da educação na promoção de uma cidadania sem visões de género estereotipadas, em rapazes/homens e em raparigas/mulheres, chamando para o debate diferentes agentes de socialização e percorrendo contextos formais e não formais de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionDespite the noticeable changes in Portuguese society for the last forty years, after the dictatorial regime, the structural axis of the relations between men and women remains unbalanced and such fact is often disregarded by both political entities and civil society. This happens either because of the widespread belief that everything is done in building a nation with a zero tolerance to the laws and sexist attitudes of the past, either due to the silent power of gender stereotypes that continues to pose real obstacles to the exercise of citizenship by persons of both sexes, throughout lifespan. In this article we intend to reflect briefly on the role of education in promoting citizenship values without of gender stereotypical views in boys/men and girls/women, discussing the role of several socializing instances and covering formal and non-formal learning contexts.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbra-
Relação: dc.relationhttp://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2014/12/sup14-8-17.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGénero-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a cidadania-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade de oportunidades-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectStereotypes-
Palavras-chave: dc.subjectEducation for citizenship-
Palavras-chave: dc.subjectEquality of opportunities-
Título: dc.titleO papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexões-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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