Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliva, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Bidarra, José | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Denize | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:12:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:12:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/7088 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.32(2017).2771 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/7088 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um estudo sobre as narrativas em videoclipes. Discute-se os ar- ranjos das linguagens audiovisuais a partir de configurações estabelecidas por características dos meios de comunicação, enfatizando o papel das plataformas de difusão de informação e entretenimento como o YouTube. Sublinha-se ainda um diálogo com a linguagem do cinema e evidencia-se que, nos cenários contemporâneos, os videoclipes contam histórias. Discute-se que os videoclipes contemporâneos, em grande maioria, prolongam o tempo da música, com pausas, atuações de personagens, inserção de diálogos e outros elementos estruturantes que descaracterizam os paradigmas clássicos e convencionais da linguagem. Para a análise, o objeto do estudo são os videoclipes do cineasta canadense Xavier Dolan. A fundamentação teórica é estabelecida a partir de autores inseridos nos debates da cultura da convergência, de transmídia storytelling e das interações entre linguagens audiovisuais. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a study about narratives in music videos. It discusses the arrangements of audio-visual languages from settings established by characteristics of the media, emphasizing the role of platforms for the diffusion of information and entertainment such as YouTube. It highlights a dialogue within cinema’s own language and shows that, in contemporary scenarios, music videos actually tell stories. It is argued that contemporary music videos, in great majority, increase the duration of music, with pauses, performances of characters, insertion of dialogues and other structuring elements that are not typical of the classic and conventional paradigms of a language. For our purposes, the objects of this study are the music videos of Canadian filmmaker Xavier Dolan. The theoretical foundation is established through authors involved in debates around a culture of convergence, transmedia storytelling and interactions among the audio-visual languages. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CESC | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videoclipes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transmídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transmedia | - |
Título: dc.title | Vídeo e storytelling num mundo digital: interações e narrativas em videoclipes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: