Satisfação dos doentes idosos face aos cuidados de enfermagem no serviço de urgência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulão, Fátima-
Autor(es): dc.creatorVaz, Célia Rodrigues de Oliveira Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:53:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:53:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/702-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA prestação de cuidados de enfermagem ao doente idoso exige do enfermeiro um conhecimento global sobre este grupo de indivíduos. Este conhecimento inclui as dimensões física, psicológica, social e cultural. Este estudo, exploratório e descritivo, teve como objectivos, conhecer a percepção dos idosos, internados no Serviço de Urgência do Hospital Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, sobre os cuidados de enfermagem prestados, o que valorizam estes idosos, relativamente aos cuidados de enfermagem prestados e qual o seu grau de satisfação face aos mesmos. O nosso estudo foi constituído por uma amostra de conveniência, que incluiu 40 idosos, internados no Serviço de Urgência do Hospital Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, que não apresentavam défice cognitivo. Foi aplicado um questionário que englobou dados demográficos e questões que permitiram responder aos objectivos traçados e descritos anteriormente. Fez-se uma análise quantitativa e qualitativa dos dados. Os resultados indicam que os participantes demonstraram um elevado grau de satisfação face aos cuidados de enfermagem prestados no Serviço de Urgência, relevantes ao nível da relação enfermeiro/doente e da comunicação enfermeiro/doente. No domínio da relação enfermeiro/doente, são o respeito, o acompanhamento, a disponibilidade, a tolerância e o carinho demonstrado pelos enfermeiros para com todos os doentes, os aspectos mais valorizados. Ao nível da comunicação enfermeiro/doente, embora não se encontrem percentagens de concordância total nas respostas obtidas, a maioria dos inquiridos, valoriza a disponibilidade dos enfermeiros para conversar e sobretudo para ouvir o doente, a capacidade de diálogo, as informações fornecidas, quer ao nível do conteúdo quer ao nível da compreensão da linguagem utilizada. Surgem ainda dois aspectos valorizados pelos inquiridos, durante o seu internamento no Serviço de Urgência, que se consideraram pertinentes, o tratamento e o acolhimento. Concluímos, também, que os idosos inquiridos percepcionam aspectos negativos face aos cuidados de enfermagem prestados no Serviço de Urgência, no âmbito do Contacto com o exterior-
Descrição: dc.descriptionThe provision of nursing care to elderly patients requires knowledge of the global nurse on this group of individuals, which includes the dimensions physical, psychological, social and cultural. This study, exploratory and descriptive, was aimed to know the perception of the elderly, hospitalized at the Emergency Hospital of Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, on the nursing care provided, the value that these elderly, for nursing care provided and what their degree deal of satisfaction to them. Our study was composed of a sample of convenience, which included 40 elderly, hospitalized at the Emergency of Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, which had no cognitive deficit. It applied a questionnaire that included demographics and issues that enabled respond to the project and described previously. He is a quantitative end qualitative analysis of the data. The results indicate that the participants demonstrated a high degree of satisfaction with the nursing care provided in the Emergency Service, relevant to the level of the relationship nurse/patient communication and nurse/patient. In the field of relationship nurse/patient, is the respect, monitoring, availability, tolerance and affection shown by nurses for all patients, the most valued. At the level of communication nurse/patient, even though they are not percentages of total agreement in the responses obtained, the majority of respondents, values the availability of nurses to talk and especially to listen to the patient, the ability for dialogue, the information provided either to level of the content or the level of understanding of the language used. There are two aspects valued by the respondents, during his internment at the Emergency Service, which considered findings, because they are not among the various fields contained in Part II of the questionnaire, treatment and reception. We conclude that the elderly respondents perceive negative aspects against the nursing care provided in the Emergency Service, as part of contact with the outside world-
Formato: dc.format1008107 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectServiços médicos de urgência-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiros-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas idosas-
Palavras-chave: dc.subjectCuidar-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação-
Título: dc.titleSatisfação dos doentes idosos face aos cuidados de enfermagem no serviço de urgência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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