Biblioteca escolar como espaço integrante e participativo : a situação no município de Ji-Paraná/RO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorDeguchi, Marlene da Silva Modesto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6953-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa aborda a biblioteca escolar (BE) no sentido de entendê-la como um espaço não só de leitura, mas, também, como um espaço de aprendizagem, visando ampliar o seu papel educativo. Neste contexto, mais especificamente, analisa a situação das bibliotecas escolares da rede pública de Ensino Fundamental, no perímetro urbano, do município de Ji-Paraná/RO, Brasil. Pretendeu-se elaborar um diagnóstico da situação, no sentido de se poder atuar com vista a tornar a biblioteca escolar como um espaço que propicie ao aluno apropriar-se do conhecimento, de desenvolvimento de habilidades informacionais e preparo para conviver numa sociedade de mudanças aceleradas. Para isso, torna-se necessário ver in loco o que estão fazendo os atores envolvidos no processo educacional a favor, ou não, dela uma vez que são eles que estão, diariamente, mais próximos delas, e deles depende o seu sucesso ou insucesso em suas tomadas de decisões. Para tanto, optou-se por um estudo de campo, junto a seis escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, que, a priori, seriam as que possuem BE, com o intuito de investigar o conceito que têm e conhecimento de legislação e normativos sobre a BE. Foram utilizados como recursos metodológicos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Considerando o documento Parâmetros para Bibliotecas Escolares Brasileiras, foi possível observar, no final, que as bibliotecas escolares ainda não estão presentes nessas escolas. Os colaboradores da pesquisa, responsáveis pelo Ensino Fundamental deste município, não conhecem a legislação e normativos referentes à BE. São unânimes em dizer que só possuem Sala de Leitura e não BE, mas ao se reportarem ao espaço, tanto no discurso, quanto na elaboração dos documentos da escola, inúmeras vezes, denominam-na de biblioteca. Foi possível verificar que embora a Lei 12.244/10 determine que as escolas estejam com bibliotecas dentro de padrões específicos em relação a acervo e pessoal até 2020, quase a totalidade respondeu não conhecer a referida lei e alguns dizem já ter ouvido falar, mas, não conhecem o seu teor.-
Descrição: dc.descriptionThe present research addresses school library (SL) in order to understand it as a space not only for reading, but also as a learning space, aiming to broaden its educational role. In this context, more specifically, it focuses on school libraries of public elementary schools, in the urban perimeter of the municipality of Ji-Paraná / RO, Brazil. The main propose was to make a diagnosis of the situation of SL in this region, so that we could develop actions to make SL being seen as it really should be: a space that allows the student to appropriate knowledge, to develop informational skills and to prepare to live in a society of accelerated changes, taking it as a source of learning for the future. To do this, it becomes necessary to verify in loco what the actors involved in the educational process are doing in favor of it, or not, and why, after all, they are daily closer to the SL, and its success or failure depends on their decision-making. For that, a field study in six schools of municipal public elementary education, which, a priori, would be the ones that have SL, was chosen in order to investigate the concept and knowledge about leg-islation and regulations about SL people have. Semi-structured interviews, question-naires and document analysis were used as methodological resources for research. Con-sidering the document “Parameters for Brazilian School Libraries”, it was possible to observe in the end that school libraries are not yet present in these schools. The research collaborators, responsible for the basic education of this municipality, do not know the legislation and norms related to SL and the excuse, in general, for not knowing it is that they neither have them in their schools, nor look for to know. They are unanimous in saying that they only have a Reading Room and not a SL, but when they report to the space, both in the speech and in the elaboration of the school documents, they often refer to it as library. It was possible to verify that although Law 12.244 /10 determines that schools should have libraries within specific standards in relation to the collection and personnel until 2020, almost all of them answered that do not know the law and some say they have already heard about it, but they do not know the content.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectInformação/bibliotecas,papel-
Palavras-chave: dc.subjectRede Pública de Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectSchool libraries-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and learning-
Palavras-chave: dc.subjectJi-Paraná/RO-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais:Ciências da Educação-
Título: dc.titleBiblioteca escolar como espaço integrante e participativo : a situação no município de Ji-Paraná/RO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.