Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - Rondônia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorRamos, Maria do Rosário-
Autor(es): dc.creatorCosta, Adriana da Conceição Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6951-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa faz uma análise sobre o trabalho do gestor escolar em duas escolas públicas municipais de Alto Paraíso, no Estado de Rondônia, Brasil. O objetivo geral deste estudo é analisar as práticas e a contribuição do gestor escolar para transformar o espaço em agência educativa, visando também à importância do papel do gestor educacional dentro da instituição e como isso é importante para o trabalho produtivo da equipe e para um bom clima organizacional. Segundo orientações de diversos autores, o gestor educacional deve liderar uma gestão participativa e democrática na relação com os professores, funcionários e com a comunidade, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos. Fazem parte ainda às qualidades de mediador, compartilhando suas ideias, sabendo ouvir, sendo aberto e flexível à contribuição de todos, para que os profissionais e a comunidade se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para alcançar um processo de ensino e aprendizagem de sucesso. A metodologia de investigação utilizada foi predominantemente qualitativa, realizada em duas escolas públicas municipais de Alto Paraíso. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documentos, questionários dirigidos a professores, funcionários, pais e uma entrevista semiestruturada com o gestor escolar. Os resultados obtidos mostram que nestas escolas predomina a liderança participativa e democrática. Este modelo de gestão escolar influencia positivamente os agentes educativos viabilizando assim o ensino de qualidade. Como conclusões principais, recomenda-se que os gestores devem possuir habilidades técnicas, políticas e pedagógicas no desempenho de suas funções. Estas habilidades podem ser adquiridas através da prática e de formação continuada. A formação continuada possibilita aos gestores educativos adquirir conhecimentos que promovem alcançar os objetivos de uma gestão democrática e participativa, apresentando alternativas para um trabalho bem-sucedido, voltado para a formação plena de crianças e jovens ou em qualquer modalidade de ensino.-
Descrição: dc.descriptionThe present research focuses on the analysis of the work of the school manager in two municipal public schools of Alto Paraíso, State of Rondônia, Brasil. The general objective of this study is to analyze the contribution of the school manager to transform the environment into an educational agency, aiming also at the importance of the role of the educational manager within the institution and how important it is for the productive work of the Team and for a good organizational climate. The educational manager must lead to participatory and democratic management in the relationship with teachers, employees and the community, showing positive and confident in the development of the works, acting as mediator, sharing his ideas knowing how to listen, being open and flexible to the Contribution of All that school professionals and the community feel valued, recognized and motivated so that the school achieves successful teaching and learning process. The methodology used was mainly qualitative research, carried out in two municipal public schools of Alto Paraíso. The techniques used included analysis of documents, questionnaires applied to teachers, employee, parents and as well as a semi-structured interview with the school manager. The results show that in these schools the participatory and democratic leadership predominates. This model of school management positively influences educational agents, thus enabling quality in teaching. In concluding remarks it is recommended that managers should possess skills and that new studies and continuous training would enable managers to achieve the objectives of democratic and participative management, which will presents alternatives for successful work, aimed at the full training of children and young people, or in any type of education.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de estabelecimentos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectGestores-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratic educational management-
Palavras-chave: dc.subjectSchool manager-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais:Ciências da Educação-
Título: dc.titleGestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - Rondônia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.