Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMorais, Diana-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6935-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2572-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6935-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendizagem não-formal e decorrendo em cenários abertos e massivos, as suas características e dinâmicas colocam desafios aos seus designers distintos dos cursos online formais. O estudo que agora se apresenta procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que um Módulo de Ambientação deve adotar nos MOOCs? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Tratando-se dum estudo de caso, os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: a) aplicação de um questionário aos participantes; b) realização de uma entrevista; c) análise das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo da primeira semana, ou seja, o período em que decorreu a ambientação nas plataformas do curso. Após a análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico foi possível concluir que o Módulo de Ambientação concebido foi bem aceite pelos participantes, que o consideraram uma peça-chave, em termos motivacionais e elemento de envolvimento no curso garantindo assim, a sua continuidade e permanência neste MOOC. Além desses fatores foi ainda considerado o seu contributo como ponto de partida para a criação de comunidades de prática no MOOC bem como a sua identificação como ingrediente essencial para a inclusão digital e familiarização com a dinâmica do MOOC e a promoção de códigos de conduta e convivência online.-
Descrição: dc.descriptionThis communication intends to analyze the impact of the first days online of the participants in open and massive contexts - Open Online Courses and Massive (MOOCs). The first contact with the MOOC begins with a specific Environment Module (Boot Camp) developed according to the specific pedagogical model for these courses (the European model sMOOC). By forming non-formal learning experiences and taking place in open and massive settings, their characteristics and dynamics pose new challenges, different from the existents in formal online courses. The present study sought to address the following research questions: - What are the characteristics that the Boot Camp should adopt in MOOCs? - Will the Boot Camp be able to function as a catalyst for the success of MOOCs? In this study case, the data were collected through the following instruments: a) application of a questionnaire to the participants; B) conducting an interview; C) analysis of the interactions developed by participants during the first week, that is, the period during which the course platforms were set. After analysing the collected data and statistical treatment it was possible to conclude that the designed Boot Camp was well accepted by the participants, who considered it a key piece, in motivational terms and as an involvement element in the course, thus ensuring its continuity and permanence in this MOOC. In addition to these factors, their contribution was also considered as the starting point for the creation of communities of practice in the MOOC. In addition to these values, digital inclusion and familiarization with the dynamics of the MOOC and the promotion of codes of conduct and online coexistence were also identified as essential.-
Descrição: dc.descriptionLE@D-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidad Coruna/Universidade Minho-
Relação: dc.relationProjeto ECO: 621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-Pilot actions-
Relação: dc.relationhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2572/pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectEnvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOpen education-
Palavras-chave: dc.subjectInvolvement-
Palavras-chave: dc.subjectLearning community-
Palavras-chave: dc.subjectBootCamp-
Título: dc.titleIntegração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.