Educação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorMolina, Rosana Navarro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6913-
Descrição: dc.descriptionA Educação a Distância - EaD no Brasil se desenvolveu por meio de iniciativas privadas e decretos governamentais, cumprindo uma trajetória que acompanha o desenvolvimento das tecnologias no país. A presente dissertação tem como objetivo verificar o desenvolvimento e contribuições que houve com implantação da educação a distância no Estado de Rondônia, analisando sua evolução, desafios e perspectivas. A EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior privado, pois tem sido utilizada para ampliar o número de alunos e baratear os custos. A EaD apresenta-se como o fenômeno de mudanças na educação e é vista como a mais democrática das modalidades educacionais, uma vez que elimina, por meio das tecnologias da comunicação e informação, os tradicionais empecilhos à conquista do conhecimento, como o isolamento ou distanciamento geográfico dos grandes centros de ensino, incompatibilidade de horários e impossibilidade de conciliar trabalho e estudo. A pesquisa se descreve em caráter social, uma vez que busca respostas para os problemas mediante ao emprego dos procedimentos e métodos científicos; tem como caráter exploratório e descritivo, embasados em Gil, (1994). Em tese, este tema tem poucos estudos a respeito, por isso a importância de esclarecer e ressaltar, com visão geral, com um levantamento bibliográfico e documental, valendo-se também de entrevistas e questionários para levantar dados relevantes à pesquisa. A pesquisa, consistiu primeiramente pela parte bibliográfica, no qual se levantou as fontes bibliográficas como livros, revistas científicas, teses, dissertações, artigos e relatórios de pesquisa dos principais nomes que abordam o universo do ensino EaD. Após esse procedimento, realizou leitura do material e com base nas leituras, a elaboração de fichas com suas respectivas análises. No decorrer da pesquisa documental também foi identificado e utilizado outros tipos de materiais não científicos como as fontes de jornais, reportagens, textos e documentários sobre o ensino EaD no Brasil e em Rondônia. Após esses procedimentos foram levantado os dados qualitativos e quantitativos do local escolhido como referência para a pesquisa. Os resultados obtidos apresentam que a adoção do sistema EaD veio contribuir, não apenas com desenvolvimento do Estado de Rondônia, onde há várias áreas distantes e a educação presencial não dá conta de atingir todos os públicos, veio também contribuir com o fortalecimento dos direitos e da liberdade fundamental do ser humano de ter acesso à educação.-
Descrição: dc.descriptionDistance Learning - "EaD" in Brazil has been developed through private actions and government normative, fulfilling a trajectory that accompanies the development of technologies in the country. This dissertation aims to verify what developments and contributions have occurred with the implementation of distance learning in Rondônia State, assessing its evolution, challenges and perspectives. EaD has played an important role in the private academic education enlargement, since it has been used to increase student numbers and lower costs. EaD is presented as the changing education phenomenon and it has been seen as the most democratic of all educational modalities, since it eliminates, through the communication and information technologies, the traditional barriers to the knowledge conquest, such as isolation or geographic distancing of large educational centers, schedules incompatibility and the reconciling impossibility between work and study. The research has a social aspect, since it seeks answers to problems through the scientific procedures and methods use; and has an exploratory and descriptive character, based on Gil, (1994). In theoretic basis, this work has a topic with few preliminary studies about, so, the importance of clarifying it and emphasizing it, with a general overview, a bibliographical and documentary survey, also using interviews and questionnaires to collect data relevant to the research. The structural research consisted itself primarily of the bibliographical section, in which the bibliographical sources such as books, scientific journals, theses, dissertations, articles and research reports of the main theorists in dealing with the teaching EaD universe were raised. After this procedure, it was made a material reading and, based on the readings, the preparation of entries with their respective analyzes. In the course of documentary research, other types of non-scientific materials were also identified and used, such as newspaper sources, reports, texts and documentaries on teaching EaD in Brazil and Rondônia. After these procedures, the qualitative and quantitative data of each chosen elected location as reference for the research were collected. The results show that the adoption of the EaD system contributed not only to the development of the State of Rondônia alone, where there are several distant areas and the "face-to-face education" does not reach all audiences; it also contributed to the strengthening of the human being rights and fundamental freedom to have an access to education.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectCollege education-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological resources-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual environment-
Palavras-chave: dc.subjectOnline teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais:Ciências da Educação-
Título: dc.titleEducação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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