O uso inovador de objetos de aprendizagem sobre ferramentas informáticas de apoio à tradução escrita no âmbito do ensino e aprendizagem por via eletrônica para docentes em cursos superiores de línguas/tradução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraujo, Kelson-
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6889-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo descreve um estudo de Doutorado em Educação em andamento (Área de Educação a Distância e e-Learning) sobre a falta de disciplinas específicas nos Cursos de Graduação de Letras/Tradução, no Brasil e em Portugal, que abordem o ensino de ferramentas informáticas de apoio à tradução escrita. Tais ferramentas são de uso imprescindível pelos profissionais tradutores na atual Sociedade da Informação em que vivemos. Um questionário eletrônico identificou as ferramentas de maior importância para o trabalho diário dos tradutores. Com base em tais ferramentas selecionadas, serão desenvolvidos Objetos de Aprendizagem (OA) por meio do aplicativo de autoria de conteúdos educativos, eXe Learning. A metodologia utilizada é a de pesquisa baseada em projeto e apresentamos um protótipo de um Objeto de Aprendizagem submetido à avaliação de usabilidade por um grupo de especialistas no setor. Propomos a implementação do ensino das ferramentas informáticas de apoio à tradução escrita com a introdução de um novo Currículo nos cursos superiores de Línguas/Tradução. Tais OA estarão disponíveis gratuitamente à comunidade acadêmica na forma de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Repositórios adequados.-
Descrição: dc.descriptionThis article describes an ongoing PhD study in Education Science - more specifically: Distance Education and e-Learning - which addresses the lack of specific disciplines about computer-aided translation (CAT) tools in teaching programs of undergraduate courses of Languages/Translation, in Brazil and Portugal - in despite of the fact that CAT tools are of nearly obligatory use by professional translators in the current information society and market place. An electronic survey is to identify the most important CAT tools for a translator's daily work. Based on selected tools, Learning Objects (LO) will be developed by means of a freeand-open-source software application for teaching-content authoring called eXe Learning. Design-based research is the methodology employed during the study, and we present a prototype of a LO which has been subjected to usability evaluation by a group of experts in the field of Education. We propose the implementation of teaching CAT tools in Higher Education courses of Languages/Translation fostering the development of a new curriculum. The resulting Learning Objects, ten in total, will be made freely available to the academic community in the form of Open Educational Resources (OER) in appropriate repositories.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherMinistério da Educação Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectOpen educational resources-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectREA-
Título: dc.titleO uso inovador de objetos de aprendizagem sobre ferramentas informáticas de apoio à tradução escrita no âmbito do ensino e aprendizagem por via eletrônica para docentes em cursos superiores de línguas/tradução-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.