A transposição didática no âmbito do eLearning

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmador, Filomena-
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6886-
Descrição: dc.descriptionCongresso Internacional TIC na Educação. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro, realizado em Lisboa de 8-10 de setembro de 2016-
Descrição: dc.descriptionO conhecimento didático não deve ser visto como um somatório ou justaposição de outros conhecimentos. Se, pelo lado do conhecimento disciplinar o cruzamento de saberes e da praxis, enraizados em quadros epistemológicos e às vezes mesmo em categorias ontológicas distintas, pode ser gerador de tensões propiciadoras ou não de reformulações, o problema adquire novas dimensões quando a este se junta o campo pedagógico, onde também existem subjacentes visões filosóficas e ideológicas que podem convergir em propostas com caraterísticas diferentes. As próprias tecnologias não podem ser analisadas como instrumentos per si, nem se esgotam na sua relação com a ciência. Há uma dimensão social e mesmo individual que afeta a nossa própria maneira de nos relacionarmos em sociedade. É neste quadro teórico que temos vindo a desenvolver um modelo de transposição didática para ambientes de eLearning. No presente trabalho, dedicamos a nossa atenção à coaprendizagem e à coinvestigação, enquanto processos que ajudam a exemplificar algumas situações do modelo antes referido. Para o efeito são analisados dois exemplos, apresentando-se e discutindo-se dados empíricos recolhidos durante a investigação. A recolha de dados foi suportada essencialmente pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem identificar a existência de problemas do foro da didática que devem ser merecedores de atenção em futuros estudos.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática-
Palavras-chave: dc.subjectCoaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCoinvestigação-
Título: dc.titleA transposição didática no âmbito do eLearning-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.