A gamificação no desenho personalizado no ensino superior a distância: um caso na aprendizagem de uma língua estrangeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGomes, Cláudia-
Autor(es): dc.creatorPereira, Alda-
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6882-
Descrição: dc.descriptionComunicação apresentada no 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, realizado em maio de 2016 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.-
Descrição: dc.descriptionA literatura tem mostrado que a gamificação aplicada ao ensino pode aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes. Para um ambiente de e-learning acreditamos que um desenho específico poderá ser uma peça importante para o sucesso da inclusão de técnicas de gamificação. Neste paper apresentamos um desenho gamificado criado, desenvolvido e implementado para o ensino de uma língua estrangeira – Francês - no ensino superior em contexto de ensino superior a distância e e-learning. O desenho compreende uma narrativa, 25 videos, 5 quizzes, 24 tarefas, um desafio monetário, badges, leaderboard, pontos e diversos tipos de feedback. Analisamos a motivação de completar as tarefas, motivação para a aprendizagem, o desenvolvimento de competências linguísticas, entre outras variáveis, potencializadas por este desenho gamificado. Os resultados revelaram-se positivos nos itens aqui apresentados.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, LabTE-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior a distância-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas estrangeiras-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua francesa-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho-
Título: dc.titleA gamificação no desenho personalizado no ensino superior a distância: um caso na aprendizagem de uma língua estrangeira-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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