Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6880-
Descrição: dc.descriptionCom a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThe practice and assessment of oral skills in the teaching of foreign languages has become more important recently. Therefore, it is necessary to implement a systematic practice of oral skills in online teaching, but still ensuring a non-face-to-face teaching and time flexibility. Thus, several strategies and solutions have been used to guarantee the quality of foreign language teaching and learning in a virtual environment, and to meet the challenge that the use of the new tools for online communication poses to both teachers and students. In the courses of French at the Universidade Aberta (Open University of Portugal), podcasts and showcasts are used to practice and evaluate the speaking skills. Hence, we describe some of those strategies and solutions, in particular with regard to activities designed to train and develop the students’ oral comprehension and production. We can conclude that the use of podcasts and showcasts has allowed the systematic practice and assessment of oral skills, helping to improve both the speaking and the writing skills of all our students.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectOralidade-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas estrangeiras-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua francesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online-
Palavras-chave: dc.subjectPodcasts-
Palavras-chave: dc.subjectShowcasts-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância e e-learning-
Palavras-chave: dc.subjectOral skills-
Palavras-chave: dc.subjectOnline teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education and e-learning-
Palavras-chave: dc.subjectForeign languages-
Palavras-chave: dc.subjectFrench-
Título: dc.titleEducação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.