A implementação da Metodologia Fenix : mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de Peniche

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVitorino, António José Nicolau-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6874-
Descrição: dc.descriptionEste estudo enquadra-se na linha orientadora de Teaching and Learning International Survey (2013) da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eurodyce Report, 2015) e do Programa mais Sucesso Escolar da Direção-Geral Educação (Projeto Fénix, 2010). Segue a linha teórica de diversos autores, entre eles, Abelha (2005), Hargreaves (1998), Milheiro (2013), Roldão (2007). A presente dissertação é o resultado de uma investigação realizada no Agrupamento de Escolas de Peniche. Apresentava um número significativo de alunos de baixo rendimento escolar que não registava melhoria ao longo do percurso académico. A tomada de consciência pela comunidade escolar de que alguma coisa tinha de ser feita para reverter a situação, levou o Direção a implementar a Metodologia Fénix no 2.º ciclo. A implementação desta Metodologia proporciona alterações na organização escolar e previa que tivesse influência positiva na cultura da escola, nos alunos, nos professores e nas famílias. Este estudo teve o propósito de identificar e mensurar o impacto da implementação da Metodologia Fénix no agrupamento. O foco da investigação esteve dirigido ao trabalho colaborativo entre professores. Participaram neste estudo os professores do 2.º ciclo, os professores do Conselho Pedagógico, a Diretora e Adjuntos. Para a realização do estudo foi realizada a leitura e análise dos documentos estruturantes do agrupamento: Projeto Educativo, Projeto Curricular, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno e Plano Plurianual de Melhorias. A esta fase seguiu-se a preparação e a operacionalização da recolha de dados através dos questionários e entrevistas. As informações recolhidas dos questionários foram submetidas a análises estatísticas, com o apoio da ferramenta informática de cálculo SPSS (Statistical Package for the Social Sciencies), versão 22 e as informações recolhidas nas entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, tendo sido os dados organizados em diversas categorias de forma a dar respostas às questões de investigação. Em linha com os resultados obtidos, podemos concluir que a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix tiveram influência no Agrupamento, nomeadamente no trabalho colaborativo entre professores. Os inquiridos consideram que o trabalho colaborativo aumentou ou aumentou muito (82,5%) e todos os entrevistados referem que a Metodologia Fénix influencia positivamente o trabalho colaborativo entre professores. Os professores consideram que a motivação e a responsabilidade na organização são os fatores mais importantes e mais vantajosos para o envolvimento no trabalho colaborativo entre professores. O estudo indica que os professores estão satisfeitos com o desenvolvimento deste tipo de trabalho e que a partilha de informação e de recursos e a ética de relação são os fatores mais importantes. Os professores mostram-se satisfeitos com os efeitos do trabalho colaborativo entre professores e consideram que a alteração na organização escolar, as alterações no processo ensino-aprendizagem e o reforço da socialização são as alterações mais importantes provocadas pelo trabalho colaborativo. Em síntese, a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix foram o ponto de partida para o aumento do trabalho colaborativo entre professores. A procura de soluções para a melhoria da qualidade do sucesso educativo levou à implementação destas medidas que, como é evidente no presente estudo, teve influência no trabalho colaborativo entre professores e como refere Vieira (2011) exigem o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo entre os docentes. Sabendo que o trabalho colaborativo, como concluiu a EACEA (2015), “pode afetar positivamente a motivação dos professores, a eficácia do seu ensino e a sua satisfação no trabalho”, no Agrupamento de Escolas de Peniche, de acordo com presente estudo, encontram-se evidências de estar no caminho da eficácia do seu ensino e da melhoraria do rendimento escolar dos seus alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis project is in accordance with the line of Teaching and Learning International Survey (2013) of Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eurodyce Report, 2015) and with the program Mais Sucesso Escolar of the Portuguese Board of Education (Projeto Fénix 2010). It also follows the theoretical line of Abelha (2005), Hargreaves (1998), Milheiro (2013) and Roldão (2007). The present thesis is the outcome of a research investigation performed at the school Agrupamento de Escolas de Peniche. The school presented a significant number of pupils with a very low rate in their school performance, which had never improved during their academic career. The awareness taken by the school community that something had to be done led to the decision of the school board to implement the Phoenix Methodology (Metodologia Fénix) in the 5th and 6th schoolyear. The application of this methodology would lead to changes in the school organization and made believe that it would gather positive influence in the school culture, pupils, teachers and also in families. This research aimed to identify and measure the impact of the application of the Phoenix Methodology in our school. The focus of the investigation was aimed to the collaborative work of teachers and assistants. This study had the participation of teachers from the 5th and 6th schoolyear, as well as teachers of the Pedagogic Council, the school director and assistants. It was necessary to read and analyze the structuring documents of the school like the educational project, the curricular project, the annual activity plan, the rules of procedure and the plurennial improvement plan. After that followed the preparation and the operationalization of the data collection throughout inquiries and interviews. The collected data from the inquiries were submitted to statistical analysis with the help of the software tool SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) version 22. The collected data from the interviews were analyzed throughout the analysis technique of context, where the data were divided into several categories in order to give answer to all the research issues. According (to) the results of the investigation, we can conclude that the inclusion of the Educational Territories of Priority Intervention - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) - program and the Phoenix Methodology in our school had an important influence in the collaborative work among teachers. The respondents consider that collaborative work has increased or increased significantly (82,5%) and all the interviewees refer that the Phoenix Methodology positively influences the collaborative work among teachers. Teachers consider that motivation and responsibility in the work organization are very important and more advantageous factors in the collaborative work involvement of the teachers. The research indicates that teachers are professionally satisfied with the development of this kind of work. They consider that the sharing of information and resources and the relationship ethics are the most important factors. Teachers agree with the effects of the collaborative work among teachers and consider the changes in the school organization and in the teaching-learning process and the socialization enhancement to be the most important ones that result from the collaborative work among teachers. In short, the inclusion of the TEIP school system and the Phoenix Methodology was the starting point to the increase of the collaborative work among teachers. The search for solutions towards the improvement of the academic success quality led us to the application of these measures that, as shown in this research, had influence in the collaborative work among teachers and demand the development of collaborative work actions among teachers, also referred by Vieira (2011). Knowing that the collaborative work, as stated by EACEA (2015), “can positively affect the teachers’ motivation, the efficiency of their teaching skills and their professional satisfaction”, in the school Agrupamento de Escolas de Peniche, according to the present research, we can find evidence of being in the right path of efficacy in its teaching skills and of significant improvement of the pupils’ academic performance.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAgrupamento de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas educativos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectFÉNIX (projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectT.E.I.P. (projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subject2º ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da educação-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPeniche-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectPhoenix project-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Territories of Priority Intervention-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative work-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da Educação-
Título: dc.titleA implementação da Metodologia Fenix : mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de Peniche-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.