O perfil do professor/tutor em cursos online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Ana Margarida Henriques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/682-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionResumo - Esta investigação centrou-se essencialmente na procura dos traços do perfil do professor/tutor de ensino online que contribui para a melhor aprendizagem dos alunos. O estudo corporizou-se neste texto, que consta de quatro partes, começando pelo enquadramento teórico apoiado em revisão de literatura sobre o ensino online e teorias de aprendizagem. A investigação respeita a uma amostra de sessenta e seis alunos e vinte e dois professores de ensino online de várias instituições de ensino superior. A amostra apresenta uma composição relativamente equilibrada quanto ao género dos respondentes, o que já não se observa nem quanto às habilitações literárias, nem quanto à idade. O estudo experimental consistiu no levantamento de informação relativa à representação que estudantes e professores do ensino online têm sobre as competências do professor/tutor. Utilizámos, como instrumento de recolha de dados, um questionário por nós concebido e previamente pilotado numa amostra para o efeito constituída. Os dados recolhidos foram tratados quantitativa e qualitativamente. Numa abordagem estatística, analisámos as respostas às perguntas fechadas; numa perspectiva qualitativa, estudámos as respostas às perguntas abertas. Os resultados do estudo sugerem que os respondentes apreciam, em geral, favoravelmente, os vários aspectos do professor/tutor sobre os quais foram auscultados e que há uma significativa aproximação entre as opiniões de discentes e docentes, quando ambos os grupos foram solicitados a manifestar a sua opinião. Sugerem também que há uma simetria entre aquilo que os estudantes consideram como mais positivo e mais negativo na intervenção do professor/tutor, com excepção do que concerne à avaliação, que apenas foi registada como associada ao que marcou negativamente os inquiridos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract - This study specifically focused on finding the e-learning teacher/tutor profile characteristics that contribute to a better learning of students. The study took form in this text, divided in four parts, starting by the theoretical framing, supported by e-teaching literature review and learning theories. The research entails a sample group of sixty six students and twenty two teachers involved in online instruction at various institutions of higher education. The sample group’s composition is relatively balanced with regard to the respondents’ gender, but not with regard to their academic qualifications or age. The experimental study consisted of gathering survey information on online students’ and teachers’ perceptions of teacher/tutor competency. As a data collection tool, we used a questionnaire designed by us and piloted in advance with a sample group created for this purpose. The data collected was analysed both quantitatively and qualitatively. In a statistical approach, we analysed the responses to multiple-choice questions; from a qualitative standpoint, we studied the responses to open-ended questions. The results of the study suggest that the respondents, in general, positively rate the various aspects of the teacher/tutor on whom they were questioned, and that there are significant similarities between teacher and student responses when both groups were asked to give their opinion. They also suggest symmetry between what students believe are the most positive and most negative aspects of teacher/tutor intervention, with the exception of evaluation, which was recorded as affecting respondents in a negative manner only. i-
Formato: dc.format4019662 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectTutoring-
Palavras-chave: dc.subjectTutors-
Palavras-chave: dc.subjectModelos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectPapel do professor-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do professor/tutor-
Título: dc.titleO perfil do professor/tutor em cursos online-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.