Educação ambiental em contexto escolar como ferramenta no controlo de espécies invasoras : estudo de caso do chorão-da-praia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartinho, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorNicolau, Paula Bacelar-
Autor(es): dc.creatorLopes, Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6826-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6826-
Descrição: dc.descriptionA União Europeia adotou estratégias para o Desenvolvimento Sustentável (DS), assumindo o crescimento económico, a coesão social e a proteção do ambiente como indissociáveis. A biodiversidade surge no centro do discurso político, juntamente com a crise financeira, as alterações climáticas, entre outros, mostrando assim a importância de desenvolver ações que promovam a sua proteção. O envolvimento dos cidadãos na proteção do ambiente é essencial, sendo as ações de voluntariado cada vez mais uma realidade, tendo as ONGA’s (Organização Não Governamental para o Ambiente) um papel essencial de propulsoras da participação. Entende-se por monitorização a medição e observação repetida dos sistemas naturais, permitindo detetar mudanças e agir de forma rápida e segura. A Monitorização Ambiental Voluntária (MAV) associa estas observações sistemáticas à participação voluntária da comunidade. Neste projeto é feita a abordagem à problemática da biodiversidade, nomeadamente das espécies invasoras e mais especificamente o Carpobrotus edulis. Pretende-se com este trabalho disponibilizar ferramentas de Educação Ambiental (EA) a educadores que desejem implementar nas suas escolas/grupos projetos de monitorização e controlo da espécie invasora Carpobrotus edulis, promovendo o conhecimento dos estudantes sobre estas temáticas. Prevê-se para isso a criação de um site onde será disponibilizada a informação e os recursos para uma eficaz aplicação. O Projeto foi implementado em três fases, com sessões teóricas, sempre acompanhadas de jogos lúdicos, e uma saída de campo. Para a avaliação dos níveis de interesse e aprendizagem sobre as temáticas abordadas, foram aplicados dois inquéritos, antes e após as sessões. Os resultados foram positivos, notando-se incremento de respostas certas entre os dois inquéritos nas várias temáticas abordadas. Foram identificados pontos de melhoria, nomeadamente a nível do foco nas sessões teóricas, uma vez que algumas informações poderão não ter sido apreendidas da forma esperada visto terem aumentado alguns erros na identificação das plantas invasoras e autóctones.-
Descrição: dc.descriptionThe European Union has adopted strategies for Sustainable Development (SD), assuming economic growth, social cohesion and environmental protection as inseparable. Biodiversity appears in the center of political discourse, along with the financial crisis, climate change, among others, thus showing the importance of developing measures to promote its protection. The involvement of citizens in environmental protection is essential, with voluntary actions increasing, and the NGO's (Non Governmental Organization for Environment) having an essential role in driving participation. Environmental Monitoring is the measurement and repeated observation of natural systems, allowing to detect changes and act quickly and safely. The Environmental Monitoring Voluntary associates these observations thru systematic voluntary community participation. This project is made to approach the issue of biodiversity, including invasive species and more specifically Carpobrotus edulis. The aim of this work is to provide environmental education tools to educators wishing to implement in their schools / groups projects for monitoring and controli of the invasive specie Carpobrotus edulis, promoting knowledge of these issues. To achieve this, it is planned to create a website in near future where information and resources will be made available. The project was implemented in three phases, with theoretical sessions, always accompanied by ludic games, and a field trip. For the assessment of the levels of interest and learning about the issues addressed, two surveys were applied before and after the sessions. The results were positive with an increment on corret answers between the two surveys, showing yet room for improvement in particular the focus level in the theoretical sessions, since some information may not have been seized as expected as there was in increment in incorret answers in choosing native and invasive species.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEspécies invasoras-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectMonitorização Ambiental Voluntária-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectChorão-das-praias-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectVoluntary environmental monitoring-
Palavras-chave: dc.subjectInvasive-
Palavras-chave: dc.subjectHottentot-fig (Carpobrotus edulis)-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais:Ciências da Terra e do Ambiente-
Título: dc.titleEducação ambiental em contexto escolar como ferramenta no controlo de espécies invasoras : estudo de caso do chorão-da-praia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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